Pesquisar neste blogue

sábado, 10 de outubro de 2015

A gota de água



A GOTA DE ÁGUA


«Nunca pensei em mudar o mundo. Procurei ser unicamente uma gota de água limpa. Se tu fores uma gota de água limpa, já seremos dois. E se for também a tua mulher ou o teu marido, seremos três, depois quatro, dez, cem...»

Foi assim que respondeu Madre Teresa de Calcutá, na conferência de imprensa em Oslo, por altura da entrega do Prémio Nobel da Paz, a um jornalista, que levianamente lhe perguntava se pretendia mudar o mundo.

É um pensamento que a Madre Teresa repetiu noutras circunstâncias, para falar do contributo necessário de cada um para tornar o mundo melhor. Numa outra ocasião, disse: «Aquilo que fazemos é só uma gota no oceano, mas se não o fizéssemos, o oceano teria uma gota amenos».

«Nós tratamos de uma pessoa. Em seguida, se for possível, de outra. Nunca tratamos multidões». Por conseguinte, cada um de nós pode e deve ser essa gota de água limpa. Não podemos esperar que sejam os grandes deste mundo, detentores do poder económico e político, a fazer o seu dever.

Não podemos atirar para os outros a solução dos problemas que afligem este nosso planeta egoísta, injusto, poluído. A nossa gota de água poderá ser, por exemplo, a oração, a partilha do pouco que temos, a ajuda a esta ou àquela pessoa que passa fome e não pode esperar mais, os nossos pequenos gestos de solidariedade, as nossas renúncias a coisas supérfluas para dar o que se poupou aos necessitados. Será a fantasia da caridade a encontrar quais as gotas de água que podemos lançar no oceano.

.........................................................................................................

E se eu fosse aquela pequena gota de água?
E se eu sentisse que ela faz falta no oceano da vida?

Sem comentários:

Enviar um comentário