Pesquisar neste blogue

sábado, 24 de outubro de 2015

As "Variações" a que assistimos...


Gravura publicada pelo "O António Maria" de 12 de Junho de 1879


São as atitudes e não as circunstâncias que determinam o valor de cada um.
                                                                                              Bob Marley


Bob Marley viveu apenas 36 anos o que prova que a idade para a vivência da integridade humana nos seus aspectos mais puros não conta, porque se pode ser velho e não se ter adquirido aquele valor relacional com o mundo e ser-se novo - como ele - e deixar escrito, como um valor que baliza a acção do homem aquilo que ele disse e acima se transcreve, com a devida vénia.

Olhando o nosso tempo, este que vivemos politicamente em Portugal, sentimos que aquilo que está a acontecer, mostra à evidência que foram as circunstâncias que mudaram as atitudes e não estas que as deviam ter determinado, tendo em conta o "casamento de conveniência" entre o PS+PCP-PEV e BE.

A velha gravura de Rafael Bordalo Pinheiro que se reproduz faz todo o sentido.

Na recente campanha eleitoral cada um tocou "instrumentos musicais" que pela sua natureza, tal como foram representados pelo célebre caricaturista não podiam compor uma harmonia e, no entanto, as circunstâncias, após a contagem dos votos fez que as VARIAÇÔES que cada um tocou com pautas diferentes - por um golpe de mágica - determinaram uma só atitude... quando havia três em confronto e assim se apresentaram ao eleitorado.
  • Mas, então, os votos do povo que cada um recebeu consoante a música que cada um tocou, premiando-os por isso, podem com aquelas diferenças, ou seja - com aquelas VARIAÇÕES - formar um conjunto?
  • Pelos vistos, podem, tanto que até ontem, Ferro Rodrigues foi eleito a segunda figura do Estado com o mesmo princípio.
E cá vamos ao sabor das circunstâncias e não das atitudes!

Sem comentários:

Enviar um comentário