Pesquisar neste blogue

sábado, 10 de outubro de 2015

A luz apagada



A LUZ APAGADA (1)


Um dia, um cego foi visitar um amigo. 
Este, querendo ajudá-lo e porque era noite, emprestou-lhe uma lanterna. O cego disse que, infelizmente, não lhe serviria para nada. Porém o amigo insistiu, dizendo que, ao menos, assim os outros o detectavam melhor e se desviariam dele.

E lá se pôs o cego a caminho. Fazia vento e a lanterna apagou-se. Logo à frente alguém se esbarrou contra ele.
— Mas você não via a luz?, perguntou o cego.
— Não, retorquiu o caminhante, pois a sua lanterna vai apagada.

Então, o cego pensou que se o amigo realmente o quisesse ajudar, teria sido melhor ter-lhe oferecido uma cama para pernoitar ou então acompanhá-lo até casa. Talvez a lanterna fosse um triste remedeio da verdadeira ajuda, quase como os pais que dão muitos brinquedos aos filhos em vez de lhes dar amor e companhia.

Há ajudas que o não são e podem funcionar como um alibi. A luz é boa, mas não para o cego.

in, "O Astrolábio" de 21 de Setembro de 2014
(1) - Título da minha lavra

.............................................................................................................

Depois de ler este texto dei comigo a pensar nas vezes em que as ajudas que damos, são, porventura, mais úteis para nós que para aqueles a quem ajudamos, porque aquilo que pretendem é que o outro nos saia do caminho, como acontece nesta história em que o mais caridoso teria sido - porque era uma noite de vento - dar dormida ao cego em sua casa, em vez de o mandar para o meio da multidão.

Tenho a certeza que não estou inocente e me tenho parecido, algumas vezes, com o amigo do cego.

Sem comentários:

Enviar um comentário