Ao passar em tempos, propositadamente, durante uma viagem que fiz a S. Miguel
(Açores), pelo muro do Convento das Clarissas da Esperança, em Ponta Delgada,
lembrei o suicídio de Antero de Quental.
O meu carinho pelo Poeta guiou os meus passos até àquele
fatídico muro que esconde por detrás da sua grossa parede o Senhor Santo Cristo
dos Milagres e mostra pela frente, o banco onde está, desde então, omnipresente
na sua ausência forçada o grande Poeta que ali acabou com a vida, perante as
árvores do Campo de S. Francisco, uma praça quadrangular, onde o coreto – que
já existia – parece desfiar uma música fúnebre pela alma do homem que não
encontrou saída para os seus males – do corpo e do espírito – que não fosse no
cano de um revólver comprado para o efeito, horas antes na loja de Benjamim
Ferin, que não só vendia quinquilarias, como
também, armas de fogo.
Eça de Queirós cognomiou por “santo Antero” o seu confrade e
grande amigo Antero de Quental, o proeminente pensador, poeta e filósofo
nascido em Ponta Delgada a 18 de Abril
de 1842 e baptizado no dia 2 de Maio, na Igreja Matriz de S. Sebastião, onde
está a mesma pia baptismal que fez entrar no corpo místico de Cristo, um
cristão que ele nunca deixou de ser, pesasse, embora, o seu afastamento da
Igreja nos seus tempos de adulto.
Era filho de Fernando de Quental, um dos bravos dos 7500
liberais que, em 1832, desembarcaram no Mindelo, a norte do Porto e
contribuíram para implantar o regime constitucional. O avô paterno, André da
Ponte Quental da Câmara e Sousa, destacara-se também pelas suas convicções
liberais.. A mãe, Ana Guilhermina da
Maia, deu-lhe uma educação muito religiosa que irá contribuir para as suas
reflexões místicas, mesmo depois de abandonar a religião.
Em 1856, matriculou em Direito na Universidade de Coimbra,
tomando o grau de bacharel em 1864.
Antero de Quental foi o principal preceptor de um grupo de
intelectuais ( Augusto Soromenho, Augusto Fuschini, Eça de Queirós, Germano
Vieira Meireles, Guilherme de Azevedo, Jaime Batalha Reis, Oliveira Martins,
Manuel Arriaga, Salomão Sáraga e Teófilo Braga) que se dispunham a reflectir
todas as grandes questões que agitavam o seu tempo, religiosas, políticas,
sociais, literárias e científicas, tratando-as com radicalismo, especialmente as
que se entroncavam com a religião cristã, dispostos a combater os mitos
doutrinais das teologias.
O reflexo imediato teve eco nas chamadas “Conferências do
Casino”, uma série de palestras realizadas na primavera de 1871 em Lisboa, impulsionadas pelo Poeta que para tanto havia
insuflado no “Grupo do Cenáculo” (1) o entusiasmo para as realizar, sob a
influência das ideias revolucionárias de Proudhon.
Portugal agitava-se, ainda, pelos labaredas ateadas entre as
lutas do radicalismo de D. Miguel e o liberalismo de D. Pedro, dois irmãos
desavindos, mas cujos ideais se haviam gravado na alma portuguesa, gerando o
clima propício ao conflito clericalismo-anticlericalismo, ainda hoje, está
perfeitamente presente em muitos sectores da nossa cultura.
Em 1873, Antero adoece
gravemente
Em Julho daquele ano vai a Angra do Heroísmo para consultar
um médico homeopata.
Em Setembro regressa a Lisboa e consulta dois médicos: Sousa
Martins e Curry Cabral.
Em Maio de 1875, publica a 2ª edição do seu livro “Odes
Modernas.”
Em 1876, toma contacto com a filosofia do panteísta Hartmann que muito o
influenciou. Depois de aspirar ao Nirvana budista, procurou uma consolação
através da filosofia estóica.
Em 1877, vai a Paris consultar Charcot e tenta uma cura
hidroterápica na comuna de Bellevue.
Nesta localidade apaixona-se por uma aristocrata francesa,
paixão que veio a redundar num fracasso que quase o levou ao suicídio. No ano
seguinte tenta uma nova cura em Bellevue, mas não consegue melhoras.
Em 1878 é convidado a candidatar-se como deputado
republicano socialista, o que recusa.
Em 1880 instala-se na Calçada de Santana, em Lisboa, no
momento em que toma a seu cargo a educação das duas filhas do seu amigo do
coração, Germano Meireles, falecido em
1877 e seu companheiro de tertúlia.
Em 1885 escreve os seus dois últimos sonetos.
Em 1886 publica os Sonetos Completos, prefaciados por
Oliveira Martins.
Em 1887, vai, mais uma vez aos Açores.
Confessa: Tive um certo prazer em tornar a ver a minha terra
(…) Tem-me agradado esta terra e foi até com certo prazer que ontem me achei a
passear no campo de S. Francisco, local onde se suicidaria no dia 11 de
Novembro de 1891, parecendo que o seu célebre soneto “Na Mão de Deus” foi na
época em que o escreveu, um prenúncio do desenlace da sua vida
Na mão de Deus, na sua mão direita,
Descansou afinal meu coração.
Do palácio encantado da Ilusão
Desci a passo e passo a escada estreita.
Como as flores mortais, com que se enfeita
A ignorância infantil, despojo vão,
Depus do Ideal e da Paixão
A forma transitória e imperfeita.
Como criança. em lôbrega jornada,
Que a mãe leva ao colo agasalhada
E atravessa, sorrindo vagamente,
Selvas, mares, areias do deserto...
Dorme o teu sono, coração liberto,
Dorme na não de Deus eternamente!
De Carlos Loures, e com a respectiva vénia, relata-se
“ipsis-verbis”os últimos instantes do Poeta.
É um dia húmido de Novembro. São Miguel está, como quase
sempre, sob uma espessa camada de nuvens. Azorian torpor é como os ingleses
chamam a esta atmosfera opressiva, obsidiante, que não só atormenta o corpo
como parece infiltrar-se e assediar a mente. Na baixa de Ponta Delgada, ao lado
da Tabacaria Açoriana, fica a loja de quinquilharias de Benjamim Ferin. Antero
entra na loja e cumprimenta o empregado. Está calmo, tranquilo. Pergunta se tem
revólveres à venda. O empregado olha-o surpreendido. Antero, sorri:
- Sabe, vou morar para um local longe de vizinhança. Com os
ratoneiros que andam por aí, é bom estar prevenido.
- Sem dúvida, senhor doutor. É mais prudente estar
prevenido.
E vai buscar as armas que tem para venda. Antero analisa-as
uma a uma. Acaba por optar por um revólver Lefaucheux. O empregado ensina-o a
carregá-lo.
- Nunca peguei numa arma de fogo...
O homem dá-lhe mais algumas explicações. Quando vai a
retirar as balas do tambor, Antero diz-lhe:
- Não, não. Deixe-o assim, já pronto.
O homem obedece, mas avisa de que convém nunca esquecer que
a arma está carregada, pronta a disparar. Às vezes há acidentes...
- Esteja descansado. Vou ter todo o cuidado.
Enquanto embrulha o revólver com sucessivas camadas de
papel, o empregado pergunta:
- Ouvi contar que o senhor doutor ia para Lisboa?
- Pensei nisso, mas desisti, pois ultimamente tenho passado
melhor.
- Ainda bem, senhor doutor. Ainda bem.
Antero tira da algibeira algumas libras que põe sobre o
balcão:
- Faça o favor de se pagar. Eu nunca me habituei a fazer
dedução de moeda fraca.
Antero sai. Os homens que estão à porta, saúdam-no
respeitosamente.
Vai a casa de seu primo, Augusto de Arruda Quental. Quando
entra coloca o embrulho sobre uma mesa e, por cima, põe o chapéu. Conversa
tranquilamente com o primo. Falam de banalidades. O tempo, a política, coisas
da família. Quando Antero se ergue para sair, o primo dá-lhe o chapéu e faz
depois menção de lhe entregar também o embrulho. Antero quase grita:
- Não lhe pegues!
Despedem-se.
Metendo pela Rua de S. Brás, encaminha-se a passos lentos
para o Campo de São Francisco, uma ampla praça pública de Ponta Delgada. Aí,
senta-se num banco, junto do muro do convento da Esperança.. Nesse muro, por
cima do banco, um dístico em pedra lavrada mostra a palavra esperança
sobreposta a uma âncora. Antero sorri. Esperança e uma âncora que o segurem à
vida, eis precisamente o que lhe falta.
Olha o largo, com as
suas árvores, com as suas simétricas placas redondas de relva, circundando o
pequeno coreto implantado no centro. Há pouca gente. Uma senhora passa perto
levando pelas mãos duas crianças. À memória ocorre-lhe a imagem de um menino
passeando ali, pela mão de seu pai, muitos anos atrás. De tudo, o pior mal é
ter nascido, pensa.
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(1) - Pode definir-se o Cenáculo como um grupo de jovens escritores e intelectuais, denominados de vanguarda, que trazem de Coimbra para Lisboa a disposição boémia e tentam agitar a sociedade no que diz respeito a questões políticas e mesmo sociais, agitação esta que terá como ponto culminante as Conferências Democráticas do Casino, organizadas pelos artistas e literatos que fundam e frequentam este grupo. Constitui-se este grupo no meio termo que se encontra entre a formatura destes intelectuais e as suas carreiras.
Esta espécie de tertúlia, iniciada por fins de 1867, tem como seu primeiro local de reunião a casa de Batalha Reis, na Travessa do Guarda-Mor, n.º 19 hoje Rua do Grémio Lusitano, situada no cruzamento desta rua com a Rua dos Calafates, actualmente Rua Diário de Notícias, no Bairro Alto. Quando Antero de Quental regressa das ilhas, cerca de Novembro de 1868, passa a desempenhar um papel primordial nesta tertúlia. (in C.I.T.I)
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