Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Para quê, adornar asno casmurro?

 


COM A FORTUNA NÃO SE PERDE
O SER DE BESTA
Na carreira veloz, a deusa cega
Lança às vezes a mão a um feio mono
E o sobe, num instante, a um coche, a um trono,
Onde a Virtude com trabalho chega.
 
Porém se, louca, num jumento pega,
Por mais que o erga não lhe dá abono:
Bem se vê que foi sonho de seu sono,
Quando a vara ou bastão ela lhe entrega.
 
Pouco importa adornar asno casmurro
Com jaezes reais, mantas de festa,
Se a conhecer se dá no rouco zurro.
 
Quem, no berço, por vil se manifesta,
Quem nele baixo foi, quem nasce burro,
Co'a Fortuna não perde o ser de besta.
Francisco Joaquim Bingre, in 'Sonetos'
 
 

O Poeta Bingre (1) analisou com astúcia e sentido social o seu tempo, do qual este soneto ácido no conteúdo e perfeito na forma é, com toda a acuidade um exame do homem e da sua acção descuidada ou, como muitas vezes acontece, propositadamente assumida, pesem embora, a adquirição de bens materiais.
Voltaire, no "Dicionário Filosófico" quando fala do "carácter" expende o seguinte: A idade amolenta o caráter. Transforma-o em uma árvore que não dá senão um ou outro fruto abastardado, mas sempre da mesma natureza. Enodoa-se, cobre-se de musgo, caruncha.
Jamais deixará de ser carvalho ou pereira, porém. Se fosse possível alterar o caráter, a gente mesmo o plasmaria a bel prazer, seria senhor da natureza. Podemos lá criar alguma coisa? Não recebemos tudo? Experimentai animar o indolente de contínua atividade, inspirar gosto à musica a quem careça de gosto e de ouvido. Não tereis melhor resultado do que se empreenderdes dar vista a cego de nascença. Nós aperfeiçoamos, esborcelamos, embuçamos o que nos estereogravou a natureza. Não há, porém, alterar-lhe a obra.
É assim.
De pouco vale, portanto, como é dito no soneto,
(...) adornar asno casmurro
Com jaezes reais, mantas de festa,
Se a conhecer se dá no rouco zurro, porque, todo aquele que nasce burro jamais deixará de o ser, ainda que a idade o amolente, porque como diz o filósofo, o que pode acontecer é que, se comparamos o homem nascido "burro" a uma árvore, o que acontece é que pode dar frutos, mas um ou outro é abastardado (...) sempre da mesma natureza.
 
...............................................................................
 
(1) - Francisco Joaquim Bingre (1763-1856),  nasceu em Canelas, (Vila Nova de Gaia). Foi um poeta arcádico e pré-romântico e sócio da  Academia de Belas Letras, que ficou conhecida como a Nova Arcádia de Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário