Pesquisar neste blogue

sábado, 25 de maio de 2013

Uma reflexão para o "Ano da Fé"



O maior acto de fé acontece quando uma pessoa decide que não é Deus.

(Autor Desconhecido)

Como  somos questionados pela palavra: Deus?
De imediato, concluímos que ela põe em questão o todo, enquanto palavra que ao ter rompido o Tempo desde as Origens que escapam a todas as ciências humanas, passou com todo o seu peso de Mistério  Sagrado a marcar o compasso do mundo e a existência, ao mesmo tempo que  em si mesma passou a ser fundamento da nossa linguagem, porque todo o passado, o presente  e o devir se entronca nesta Palavra que è uma realidade inelutável vinda dos longes de que não sabemos, nem nuca saberemos.

O que nos é permitido é constatar que a palavra Deus pertence à história humana como uma  bússola privilegiada do destino do homem e libertadora da sua liberdade porque se a sua referência  se perde é o homem que desaparece, não como criatura física, mas moral, perdendo na voragem do desencontro os valores fundamentam que só têm morada no Absoluto.
E, sendo assim, bem merece que nos debrucemos sobre o que conta sobre Deus a História, visto que a palavra está nela inscrita, relacionando directamente a religião entre o ser  pensante e o seu Criador, o que, certamente, levou o autor desconhecido a que se atribui a frase que vai em epígrafe, a dizer com toda a justiça que o maior ato de fé acontece quando uma pessoa decide que não é Deus, pelo motivo de só Ele ser omnipotente e omnisciente, qualidades vedadas ao homem, mas ao dispor de Deus que, ultrapassando os arroubos patéticos do ser criado, veio misericordiosamente ao encontro, revelando-se nos começos mais fundos da História.

Neste “Ano da Fé” perguntemo-nos, o que significa a chamada de atenção do Papa Bento XVI à oração do Credo, ou Símbolo dos Apóstolos.
Em poucas palavras dir-se-á que é um reaproximar do povo crente ao plano de Deus num tempo de rupturas sociais e familiares que se notam numa sociedade algo descristianizada por “ventos e marés” adversas da fé apostólica que animou as primeiras comunidades cristãs e que urge alentar com os princípios que os Apóstolos receberam de Jesus Cristo e se encarregaram de transmitir aos vindouros.

Chama-se ao Credo, Símbolo dos Apóstolos, porque ter origem no tempo que eles mesmo viveram, depois de terem sido testemunhas de Jesus, e logo a seguir, testemunhas do Pentecostes, onde o Pai, o Filho e o Espírito Santo, unidos numa única Pessoa os lançou como comunidade orante e actuante pelos caminhos do mundo.
Esta Pessoa una e trina não foi uma criação naquele momento pentecostal.
Ela é uma realidade que o Génesis regista em (cf 11, 5-7), quando os homens cometeram a loucura da construção da “Torre de Babel”, no tempo em que havia uma só língua e as mesmas palavras.  Relata a Bíblia que ao terem encontrado uma planície na terra de Chinear, disseram. Vamos construir uma cidade e uma torre, cujo cimo atinja os céus. Assim, havemos de tornar-nos famosos para evitar que nos dispersemos por toda a superfície da Terra.

Não contaram com o imprevisto, ou seja, que Deus desceria do Céu a fim de ver o empreendimento da sua insensatez, tendo dito: Vamos, pois, descer e confundir de tal modo a linguagem deles que não consigam compreender-se uns aos outros, o que assevera que Deus falava com alguém, aponto de ter dito: Vamos, pois descer, provando com grande evidência que Ele existia nas Pessoas onde se baseia o Credo dos Apóstolos, e como tal, divido em três Confissões, em primeiro lugar, em Deus, Pai da Criação, seguindo-se a crença  no Filho e  no Espírito Santo, sendo a essência das três Pessoas uma só unida  no mesmo Deus uno e trino.

É nesta Fé que se funda a Carta Apostólica PORTA FIDEI (A Porta da Fè), que aponta para nossa reflexão, este conceito no nº 9: Não foi sem razão que, nos primeiros séculos, os cristãos eram obrigados a aprender de memória o Credo, porque ele foi desde a era apostólica o garante inestimável da Fé, o que viria a conduzir o Apóstolo S. Paulo do alto da sua crença convertida pelo poder da graça da Trindade santíssima:   Ora a fé é garantia das coisas que se esperam e certeza daquelas que não se vêem. (Heb 11, 1-6)


Sem comentários:

Enviar um comentário