Pesquisar neste blogue

terça-feira, 28 de maio de 2013

"Todo o burro come palha"...



Gravura publicada no jornal "Pontos nos ii" de 16 de Julho de 1885
  
A gravura é ilustrativa.
Do lado esquerdo os "burros", ou seja, os que vão atrás das balelas dos políticos, que o caricaturista apresentou à direita bem aperaltados e bem falantes com o pormenor de um dos políticos imitando o "burro" sentado no chão, reverentemente, a retribuir-lhe com igual postura - e impostura! - porque lhe queria comprar o voto, logo, solicitamente, a oferecer-lhe um pedaço de palha o que, dado o modo como hipocritamente  correspondeu à subserviência do "burro", quanto à postura deste, tudo leva a crer se cumpriu o ditado: todo o burro come palha, sabê-la dar é que custa, para honra e gáudio do falso adulador que naquele embuste lhe ganhou o voto.


Isto, embora, com cambiantes diferentes, não mudou.


E continua por quem, pela sua postura, devia ter mais cuidado e recato
Em entrevista hoje ao "jornal i" o ex-presidente da República Mário Soares, que conseguiu reunir para depois de amanhã, quinta-feira, uma reunião de esquerda contra a austeridade com as direções do PS, PCP e Bloco de Esquerda, afirma que "é importante que se juntem pessoas de esquerda, que se afirmem contra a austeridade e considerem que é fundamental e urgente que o atual governo se demita", adiantando que "todos sentem que é necessário acabar com a austeridade já e derrubar o governo, que tem vindo a arruinar a pátria, criando mais de um milhão de desempregados, o empobrecimento geral e a destruição do Estado social".
"... Paulo Portas tem sido chantageado no governo por causa dos submarinos e dos carros de combate Pandur (...) E isso obriga-o a continuar no governo. O medo é que manda na vinha..."
Temo-la feita.
Como se pode falar num milhão de desempregados - que é uma verdade, infelizmente - mas se esquece o número que veio de trás, do tempo em que o seu PS foi governo, e prometeu 150.000 mil empregos que não concretizou:
Chega. Basta. Não somos todos "burros" para engolir todas as patranhas dos que apenas pensam na sua esperteza...
Mário Soares é, como se representa na velha gravura o que, não se importando de se "sentar no chão", isto, é, pondo-se de igual para igual com todos os que o irão ouvir -   quando se devia comportar  como um Senador -  que só não é, por esta figura não existir.
No caso presente está a querer dar razão ao velho ditado: todo o burro come palha...
Mário Soares quer derrubar o governo e para tanto anda a adular o povo, a pedir - sem o dizer - o seu voto
Eu, é evidente, que fui um dos tais...
Dos que fiz de "burro" mas, creiam: nunca mais me dão daquela "palha" a comer.


Sem comentários:

Enviar um comentário