Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 24 de maio de 2013

O Programa de Jesus



Dia bendito é aquele em que a Igreja faz repercutir nas nossas almas a sequência sonora das bem-aventuranças evangélicas. (...) É o profeta da vida, presente e futura, que fala. É o Cristo que anuncia o seu programa e condensa em sentenças límpidas e escultóricas, todo o Evangelho.
Paulo VI
in, Cristo, Vida do Homem de Hoje

É Paulo Vi que o declara.
As Bem-Aventuranças são a condensação de todo o Evangelho, que o mesmo é dizer que no Discurso da Montanha e em nove clarões de Luz toda a Terra ficou iluminada para sempre.
Na realidade extraordinária dos conceitos, ficaram, afinal, expressas na profundidade das mensagens as realidades humanas que as Bem-Aventuranças querem elevar até ao divino posto ao alcance do homem, que sendo carnal pela condição humana, está por uma graça especial. ordenado desde a sua criação para um fim sobrenatural, porque a sua alma é capaz de ser elevada gratuitamente à comunhão com Deus.
Numa síntese admirável que aponta para o processo evolutivo do espírito durante a  jornada terrena, todo o homem é confrontado com os passos que lhe são propostos para chegar ao êxtase que tem a meta final no Reino dos Céus.
Vistas, no entanto, com olhos demasiadamente humanos, as Bem-Aventuranças apresentam-se como metas difíceis de alcançar, porquanto, Jesus, em todas elas começa por mostrar o lado menos apetecido, mas concluindo, sempre, com o prémio que Deus destina a todo aquele que se dispõe a cumprir o Programa que trouxe da parte do Pai:

Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!
Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!
Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!
Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!
Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!
Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!
Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. (1)

Neste Programa único e singular, Jesus prepara o espírito e a mora natural do homem para o conduzir à plenitude que está subjacente ao caminho cristão que é apontado como uma felicidade terrena e divina.
E isto é uma meta ao alcance de todos, porque, como disse S. Paulo, Deus não faz acepção de pessoas. (2)
O que há de extraordinário na Mensagem sublime da Montanha é que, pode à inteligência do homem apresentar-se  o que é bom e ele deseja alcançar, mas isto nem sempre é cumprido por falta de força interior, enquanto a moral de Cristo que enforma as Bem-Aventuranças cura esta falta de força vital e leva-o a uma actuação nova, mercê dos frutos que o Espírito Santo realiza na sua alma.


(1) - Mat 5, 3-11
(2) - Rom 2, 11

Sem comentários:

Enviar um comentário