Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Não há relógio sem relojoeiro



O problema da origem do mudo preocupou sempre o homem capaz de reflectir, visto ser impossível contemplar o espectáculo do Universo estrelado, sem perguntar como é que ele se formou.
Henri Poincaré
in,  Deus, o Homem e o Universo,  cap. II.
citado por António Romañá

 António Romañá, ao dissertar sobre: “O Mundo, a sua Origem e Estrutura à Luz da Ciência e da Fé”, começa por citar Henri Poincaré, (1)  e a sua asserção  de como se pode olhar o Universo sem que o homem se interrogue sobre o modo, o como e quem o formou.
Romañá, põe-nos diante do problema cósmico, fazendo-nos reflectir sobre três das grandiosidades que nos espantam, começando pela Terra, o planeta que habitamos, focando-o como ele se apresenta:  um elipsóide de revolução isolado no espaço, afirmando – que se fosse possível, podíamos andar ou correr à sua volta – sem deixar de citar os 6.370 Km. do seu raio e o conhecimento que os construtores das Grandes Pirâmides, cerca de 4.000 anos a. C., já tinham desta realidade cósmica, sendo certo que foi deles que aprendeu o primeiro grande astrónomo, Tales de Mileto, no século VI a. C.
Sobre a Lua, 49 vezes mais pequena que a Terra, diz o autor que esta, é no espaço a sua companhia, embora afastada 386.000 Km., e girando à sua volta num percurso de 29 dias e meio.
E, finalmente, fala-nos do Sol, o astro distante de nós cerca de 150 milhões de Km, ao redor do qual gravitam todos os planetas, sendo que o nosso gravita à sua volta a uma velocidade de 30 Km por segundo. Com um raio de 695.000 Km e um volume de 1.300.000 vezes o da Terra, o Sol à superfície apresenta uma temperatura de cerca de 6.000º C. e está demonstrado que a sua luz demora cerca de 8min e 18seg. a chegar até nós.
Ao apontar estes dados fantásticos que constituem realidades impossíveis de conceber e realizar pela inteligência humana, o autor após ter feito alusões a vários homens do conhecimento da ciência, passando por Ptolomeu, Copérnico, Kepler, Galileu, Newton, e Léon Foucault,  ao fazer a apologia do encantamento e do concerto dos planetas e dos astros, refere uma exclamação de profunda admiração de Voltaire, quando ele, em presença desta magnífica obra-prima da Criação, exclamou, convicto: “É impossível conceber a existência do relógio sem a existência do relojoeiro”.
O homem cujos sarcasmos anti-religiosos chegaram até aos nossos dias, rendeu-se à concertação estelar e a maravilha intersideral de todos os agentes cósmicos e reconheceu a existência de um relojoeiro universal
É por isso que quando vemos homens públicos com responsabilidades sociais e pigmeus literários ao pé  da grande figura que ele foi, declarar com pompa: graças a Deus sou ateu, fica-nos uma impressão de tristeza por vermos a cegueira de homens auto-convencidos da sua sabedoria, parecendo que sabem – mas sem  nada saber –  da explicação do Mundo.
O grande polemista que era um génio da cultura europeia não se prestou à fácil e comodista negação de Deus - neste passo da sua vida atribulada -  para estar de bem com uma certa sociedade, que no seu tempo, como hoje, continua a alimentar os vaidosos cheios de si mesmos.
Como todos os homens inteligentes não teve pejo em reconhecer o Relojoeiro Universal que desde o fundo dos tempos dá corda ao grande relógio do Mundo.



(1) - Jules Henri Poincaré (Nancy, França, 29 de Abril de 1854 - 17 de Julho de 1912, Paris) foi matemático, físico e filósofo. Entre os seus muitos trabalhos contam-se a teoria da relatividade e cosmologia.



Sem comentários:

Enviar um comentário