Pesquisar neste blogue

domingo, 26 de outubro de 2014

Parábola do Semeador



in, Livro "O Drama de Jesus"


4 – Parábola do Semeador
Sobre as sementes de ouro que são as Palavras de Deus


Texto do Evangelho de S. Lucas 8, 4-15
(concordâncias em: Mt 13, 1-9. 18-23 e Mc 4, 3-20)


Como estivesse reunida uma grande multidão e de todas as cidades viessem ter com Ele, disse esta parábola:
"O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada e os passarinhos foram, e comeram tudo.
Outra parte caiu sobre pedras; brotou e secou, porque não havia humidade.
Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos brotaram junto, e a sufocaram.
Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um." Dizendo isso, Jesus exclamou: "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça."


Do antigo Testamento a palavra de Isaías:

Porque, assim como a chuva e a neve descem dos céus e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir e brotar, para que dê semente ao semeador e pão ao que come, assim será da palavra que sair da minha boca: não voltará a mim vazia. (1)



Com a parábola do semeador Jesus inicia aquilo que ficou conhecido como O Sermão em Parábolas, no Cap. 13, de S. Mateus, onde se perfilam, a começar por esta, a parábola do trigo e do joio, do grão de mostarda, do fermento, do tesouro escondido, da pérola preciosa a da rede, com a particularidade de estar contida na conclusão deste capítulo a parábola do pai de família ou do senhor de casa virtuoso.
O evangelista refere tudo isto com pena de Mestre.

Afirma que os discípulos surpreendidos com aquilo que ouviam, de imediato, perguntaram a Jesus o significado de tão inusitada maneira de falar a que eles mesmos, ainda se não tinham afeiçoado.
Jesus respondeu assim:
 "A vocês foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Mas, aos outros ele vem por meio de parábolas, para que olhando não vejam, e ouvindo não compreendam."
 "A parábola quer dizer o seguinte: a semente é a Palavra de Deus.
Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram; mas, depois chega o diabo, e tira a Palavra do coração deles, para que não acreditem, nem se salvem.
Os que caíram sobre a pedra são aqueles que, ouvindo, acolheram com alegria a Palavra. Mas eles não têm raiz: por um momento, acreditam; mas na hora da tentação voltam atrás.
O que caiu entre os espinhos são aqueles que ouvem, mas, continuando a caminhar, se afogam nas preocupações, na riqueza e nos prazeres da vida, e não chegam a amadurecer.
O que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo de coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança."

A parábola do semeador é das mais representativas da pregação de Jesus.
É a chave que nos abre o entendimento para outros ensinamentos, como o de passarmos a saber algo sobre o Reino do Céu quando Ele diz de forma categórica: o semeador saiu para semear a sua semente, sendo este operário do campo, Ele mesmo, de bornal ao ombro apinhado de sementes para colocar na terra, umas para produzir fruto e outras, nenhum, tudo dependendo da terra onde viesse a cair a semente, configurando esta a Palavra de Deus.
Conta S. Lucas que naquele dia estava reunida uma grande multidão, um facto precioso para Jesus contar esta parábola que acabou por ser devidamente explicada a pedido dos discípulos, apanhando de surpresa todos os presentes – onde, naturalmente havia escribas e fariseus para apontar defeitos - e, outros, menos atentos, como sempre acontecia, escutando e mesmo concordando mas sem darem juízos conclusivos de quem tinha entendido tudo o que fora dito.

Jesus foi um mestre na explicação que deu.
Dirige-se em primeiro lugar a todos os que estavam ali a ouvi-l’O de coração aberto: Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram; mas, depois chega o diabo, e tira a Palavra do coração deles, para que não acreditem, nem se salvem, para na mesma frase se dirigir àqueles que estavam presentes sem desejo de ouvir, mas de maldizer.
Explicitamente, esta parábola tem três componentes fundamentais: o semeador, a semente e o solo.
O semeador – e podemos dizer que era Ele mesmo - tem muita prática em deitar a semente na terra e esta é francamente boa, porque as Palavras que dizia eram de primeira qualidade.
Eram sementes de oiro que Ele trazia da parte de Deus.
Outro tanto não se pode dizer do solo que na Palestina era feito de pequenas parcelas de terreno, estreitas e até pedregosas. Isto era sabido e Jesus não deixou escapar este pormenor, para deixar vincada a comparação de ser assim, igualmente, o solo humano, porque o coração deste povo tornou-se duro e duros também os seus ouvidos (2), como refere o Evangelho de S. Mateus, citando o Mestre, precisamente quando expõe esta parábola.
A semente era a melhor que havia. Configurava a Palavra de Deus.
O Semeador obtivera o aproveitamento máximo na Escola de Deus e sabendo muito bem do seu ofício, havia dado conta que muitos daqueles que passavam à beira do caminho haviam tomado conhecimento da semente – Palavra de Deus – mas fracos que eram, deixaram que ela se perdesse.

Dera, igualmente conta, que tinha havido outras sementes caídas sobre a rocha e que haviam sido recebidas alegremente por muitos que naquele momento acreditaram que tudo ia mudar na sua vida, mas vítimas das fraquezas humanas que sempre acontecem e, sobretudo, porque se não estavam bastante arraigadas – por falta de raiz – deram em vacilar e foram vítimas de si mesmos na primeira descaída.
Houve, outras, que pesasse, embora a Sabedoria do Semeador caíram em terreno que jamais fora tido como propício, mas aconteceu. Caíram nos espinheiros, deixando no entanto perceber que apesar daquele terreno agreste iriam frutificar, se não houvesse acontecido o demónio das riquezas que deitou tudo a perder, não chegando sequer à floração, afeitos como estavam às suas mordomias que de modo nenhum queriam perder.
Finalmente, Jesus, o excelso Semeador, não deixou de apontar aquelas sementes que se tornaram verdadeiras Palavras do Pai e que tendo aberto o coração, tendo-o bem enraízado nos terrenos salubres, deram fruto abundante.

É isto que Jesus espera dos homens.
De todos, sem excepção.
Sermos sementes, isto é, Palavras de Deus que O Semeador há-de lançar em todos os campos do mundo.



(1)  - Is 55, 10-11
(2) - Mt – 13, 15

Sem comentários:

Enviar um comentário