in, Canção Nova
3 - PARÁBOLA DO PASTOR
Sobre
as ovelhas perdidas que era preciso encontrar
Texto do Evangelho de S. João
(10, 26-28)
Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas
ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem; eu lhes dou a
vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão.
Do Antigo Testamento a palavra de Coelet:
As palavras
dos sábios são como aguilhões; e como pregos bem fixados são as palavras
coligidas dos mestres, as quais foram dadas pelo único pastor. (1)
Fala o Eclesiastes
em máximas de vida que a tradição atribui a um mestre que se esconde sob o
nome de Coelet (2) cuja fé inabalável em Deus lhe dá a certeza do Seu domínio sobre o Universo e
com profunda implicações na sociedade humana.
Jesus é o
Pastor.
Os modos eram os de um Mestre dizendo para quem O
ouvia Palavras como aguilhões e como
pregos bem fixados, porque eram inspiradas pelo Pai que O enviara como
único Pastor.
Por aquele tempo celebrava-se em Jerusalém a festa
da Dedicação, instituída no ano 164
a . C. por Judas Macabeu, tendo como motivo a purificação
do Templo, após a profanação operada por Antíoco Epífanes.(3)
E sucedeu que a purificação do Templo se deu
no mesmo dia e mês em que fora profanado pelos gentios, isto é, no dia vinte e
cinco de Casleu. (4), que
recaía em Novembro/Dezembro.
Daí que o evangelista S. João nos diga que se estava
na estação invernosa, apresentado-nos Jesus a passear no Templo, sob o pórtico
de Salomão, situado no lado oriental do átrio dos gentios e fronteiriço ao vale
do Cedron, atapetado de túmulos judeus.
Era o resto de
um antigo templo de Salomão, donde lhe vinha o nome.
Foi o momento azado para os
judeus desconfiados e incrédulos lhe perguntarem: Até quando terás a nossa alma
suspensa? Se Tu és o Cristo, dize-no-lo abertamente.(5)
Jesus sabia
que aqueles homens nunca seriam do seu rebanho.
Deus por seu
intermédio havia-os chamado, mas eles, antecipadamente, decidiram não crer.
Esse o motivo bem conhecido de Jesus de não terem as disposições puras das ovelhas que O ouviam e seguiam.
Ele era o
Pastor e conhecia todas as suas ovelhas.
Aqueles que O
interrogavam, faziam-no com intenções escondidas e calculadas, fazendo parte do
ardil em que O queriam apanhar.
Falou, então a
autoridade do Pastor em resposta à pergunta capciosa que lhe fora feita: Já vo-lo disse e não me credes; as obras que
faço em nome de meu Pai testemunham a meu favor. Mas vós não credes, porque não
sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço,
e elas me seguem; eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as
arrebatará da minha mão.(6)
E, depois,
rematou com estas palavras difíceis de aceitar por aqueles maus ouvintes: Eu e o Pai somos um.
Conta S. João que não tendo compreendido nada da
resposta, feita no âmbito da parábola do Bom Pastor, os perguntadores pegaram
em pedras para apedrejar Jesus.
Hoje, a cena repete-se com outras pedras.
E no entanto é neste Mistério da unidade perfeita
entre o Pai e o Filho, como conclui Jesus neste passo em que o Pastor se assume
com a mesma natureza do Pai que está resumida toda a Verdade fundamental da
teologia cristã que não cessará até ao fim dos tempos de chamar para o mesmo
redil todas as ovelhas dispersas.
(1) - Ecl – 12, 11
(2) - Coelet é um nome literário ou académico.
Não é um nome próprio. Em 1, 1 o autor diz que é “filho de Davi, rei de
Jerusalém”, tendo-se acreditado ser o próprio Salomão, sucessor de Davi no
reino de Israel. Mais modernamente, julga-se tratar-se de um rabi que terá
vivido entre o III e II século a. C.
(3) -
Antíoco Epifânio (IV) foi o segundo filho de Antíoco III, rei da Síria. Reinou
de 175 a
164. Pretendeu helenizar toda a Palestina, tendo usado nesse propósito meuis
violentos, o que provocou uma enorme reacção por parte dos judeus. Era seu
intuito unificar a teligião e reformar os costumes, paganizando-os. Nesse
intuito fez colocar no teeplo uma estátua de Júpiter, no ano 168 á. C. Fez
publicar um decreto que condenava â morte todos os que se obstimasem na prática
do judaísmo. Contre ele reagiu, passivamente, Hassidim. Outros como Matatias,
de 167 a
166, organizaram resistência armada onde sobrasaíu o seu filho Judas Macabeu.
Em represália, Antíoco saqueou o templo, demoliu as muralhas de Jerusalém,
proibiu a circuncisão e mandou destruir os livros sagrados. Na luta pereceu
Eleazar, sua mulher e os sete filhos, preferindo a morte ao ultraje de profanar
a Lei. Antíoco veio a morrer na Pérsia, logo no começo da revolta do povo
hebreu.
)4) - 2 Mac 10, 5
(5) - Jo 10, 24-25
(6) - Jo 10, 25-28
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