Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Uma canção popular para Jesus Pequenino

















Esta é uma canção popular das muitas que sem autor conhecido por esta altura do ano são entoadas em louvor do Menino Jesus, que goza, ainda, na rica e variegada tradição do povo português de um culto muito próprio.



                                         JESUS PEQUENINO


Estava Maria
À beira do rio,
Lavando os paninhos
Do seu bento filho.

Lavava a Senhora,
José estendia,
Chorava o menino
Com frio que tinha.

Calai, meu menino,
Calai, meu amor!
Do mundo os pecados
Me cortam de dor...

Os filhos dos homens
Em berço dourado,
E vós, meu menino,
Em palhas deitado!

Em palhas deitado,
Em palha esquecido...
Filho d´uma rosa,
D´um cravo nascido!

Os filhos dos homens
Em bom travesseiro,
E vós, meu menino,
Preso a um madeiro!


Sem comentários:

Enviar um comentário