Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Renova-me a lição, Menino-Deus!




Em pleno Advento - que é um tempo de espera do Natal - Dia celebrativo do nascimento de Jesus Cristo, é meu dever enviar a todos os meus amigos que me dão a honra de serem membros deste "blog" e meus seguidores e a todos os que, no território nacional e internacional o vão lendo assinalando-o ou não - ou, apenas, visitando-o - os meus veementes votos de Boas-Festas, dedicando a todos/as este poema - onde falhou a métrica mas não falhou o sentimento - e que neste tempo tão especial escrevi para assinalar a quadra que já vivemos na Pessoa do Menino-Deus.

Que o meu desejo de Boas-Festas seja acompanhado com saúde e paz, para todos os meus amigos acima referenciados e, em geral, para todos os homens e mulheres de boa vontade porque se torna urgente renovar o Mundo, algo que será possível se a Mensagem de Jesus-Cristo entrar no âmago das sociedades católicas - ou não - mas centradas no influxo de Amor que não tarda iremos celebrar em mais um Dia de Natal.




                     O meu pedido


Menino-Deus que vais nascer
em muitas praças das vilas e cidades
e nas casas dos seus habitantes
que aguardam o grande momento,
agradeço -Te que nasças, mais uma vez,
no meu coração, que tem andado atrás de Ti,
nem sempre – e Tu sabes – centrado como devia
com  tudo o que fizeste e ensinaste.

Leva-me pela mão, como se eu fosse
uma das crianças de que tanto gostas...
e com todo o Amor que tens
deixa que me deite nas palhas do teu Presépio.
Peço-Te que partilhes comigo o aconchego
e o doce calor da Tua presença!

Depois, com a paciência evangélica
que nos deixaste e que ainda não aprendemos
- porque somos duros de ouvido e de sentimentos -
relata-me, mais uma vez, a razão porque nasceste.

Gosto de Te ouvir, Menino-Deus!
Por isso, diz-me de novo a lição,
pois, há muita coisa que esqueci
ou nunca terei entendido, verdadeiramente.

Começa pelo princípio,
como se eu fosse um menino que nada sabe,
mas quer compreender a razão
que Te fez nascer, já fez dois milénios,
e, porque,
todos morremos, e só Tu, Menino-Deus,
continuas a nascer todos os dias,
mas, especialmente, em cada Dia de Natal
no coração de cada homem!

Renova-me a lição Menino-Deus
e explica-me, mais uma vez,
todo o Mistério!

  

Sem comentários:

Enviar um comentário