Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Pomba branca. Um símbolo de paz!




Por que motivo na alma popular e na sua imensa sabedoria a pomba branca é reconhecida como simbolizado a paz?

Na sua origem estão dois factos enraizados na religião católica, um deles situado no Antigo Testamento quando relata o chamado "dilúvio universal" no Cap. 8, versículos 1-12 do  Livro  de Génesis, onde podemos ler:

Deus recordou-se de Noé e de todos os animais, tanto domésticos como selvagens, que estavam com ele na arca. Por isso, Deus mandou um vento sobre a terra e as águas começaram a descer. As fontes do abismo e as cataratas dos céus foram encerradas, e a chuva parou de cair do céu. As águas retiraram-se gradualmente da terra e começaram a diminuir ao fim de cento e cinquenta dias. No dia dezassete do sétimo mês, a arca poisou sobre os montes de Ararat. As águas foram diminuindo até ao décimo mês. No primeiro dia do décimo mês, emergiram os cumes das montanhas.
Decorridos quarenta dias, Noé abriu a janela que tinha feito na arca e soltou o corvo, que saiu repetidas vezes, enquanto iam secando as águas sobre a terra. Depois, soltou a pomba, a fim de verificar se as águas tinham diminuído à superfície da terra. Mas, não tendo encontrado sítio para poisar, a pomba regressou à arca, para junto dele, pois as águas cobriam ainda a superfície da terra. Estendeu a mão, agarrou a pomba e meteu-a na arca. Aguardou mais sete dias; depois soltou novamente a pomba, que voltou para junto dele, à tarde, trazendo no bico uma folha verde de oliveira. Noé soube, então, que as águas sobre a terra tinham baixado. Aguardou ainda outros sete dias; depois tornou a soltar a pomba, mas, desta vez, ela não regressou mais para junto dele.


O outro facto é relatado no Novo Testamento quando o evangelista S. Mateus 3, 13-17) se refere ao baptismo de Jesus, por S. João Baptista, nas águas do rio Jordão, dizendo:


Então, veio Jesus da Galileia ao Jordão ter com João, para ser baptizado por ele. João opunha-se, dizendo: «Eu é que tenho necessidade de ser baptizado por ti, e Tu vens a mim?» Jesus, porém, respondeu-lhe: «Deixa por agora. Convém que cumpramos assim toda a justiça.» João, então, concordou.
Uma vez baptizado, Jesus saiu da água e eis que se rasgaram os céus, e viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e vir sobre Ele. E uma voz vinda do Céu dizia: «Este é o meu Filho muito amado, no qual pus todo o meu agrado.»




Estes dois acontecimentos registados pela Bíblia e espaçados muitos milénios no tempo e no espaço estão assim na origem de se ter denominado a pomba branca como "símbolo da paz", o que não deixou de continuar a ser um sinal com o mesmo significado espiritual, o que aconteceu, em Roma, na Praça de S. Pedro com o actual Papa Francisco, quando uma pomba branca, delicadamente e com toda a confiança pousou nos dedos estendidos da sua mão esquuerda,




Neste mundo conturbado de tantas guerras surdas e, outras, regionalmente acesas contra a paz dos homens, neste tempo de paz que anuncia o Natal em todas as partes do mundo, que bom seria se os homens atentassem nos sinais que ao longo dos tempos - alguns imemoriais - a pomba branca tem dado aos homens!




Sem comentários:

Enviar um comentário