Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Exaltado sejas, Menino-Deus!




Porque um menino nos nasceu, 
um filho nos foi dado; 
a soberania repousa sobre seus ombros, 
e ele se chama Conselheiro admirável, 
Deus forte, Pai eterno, Príncipe da paz.  (Is 9, 5)


Por mais voltas que o paganismo dê na desconsideração do facto maior da História dos homens, um Menino nasceu e todos, antes e depois daquele acto transcendente estão inevitavelmente marcados, porque tal acontecimento mudou a corrente do Tempo, estando perfeitamente identificado 700 anos antes na profecia de Isaías.

De pouco importa saber a data certa do dia em que Jesus nasceu, mas importa reter que a data de 25 de Dezembro, fixada pelo Papa Júlio I (337-352), serviu para marcar um sinal comemorativo de tão magno evento predito por Deus enquanto aliança que era preciso estabelecer com os homens, a que devem atender, apenas, como um pormenor de calendário, enquanto o acontecimento é que deve ser exaltado pela transcendência que encerra enquanto nascimento  d’Aquele que era Deus e se fez homem para morrer por todos nós, razão porque a data do nascimento de Jesus, para os cristãos tem de ficar prejudicada a favor do cumprimento da promessa de Deus de resgatar o homem através do Libertador, do Profeta, do Grande Sacrificado.

É, deste modo, que o  Dia de  Natal nos deve lembrar, que foi na matéria de um Santíssimo Corpo que se fundiu, espiritualmente, o Amor de Deus revelado aos homens e capacitando-os a entrar pela porta celeste do Reino.

Que este Natal do Ano da Graça de 2014 a par de celebrarmos o nascimento de Jesus, a nossa meditação não fique sujeita, apenas, a este acto, impondo-se-nos que ela suba até Àquele Homem que o salmista lembra no Salmo 18, 9-10: Ele abriu os céus e desceu; nuvens escuras estavam sob os seus pés. Montou um querubim e voou, deslizando sobre as asas do vento, para se fazer presente no mundo e, sendo, embora, o próprio Deus tomou carne humana para viver connosco.

 Lembrando-O em mais um Dia de Natal, não esqueçamos que foi Ele mesmo, que um dia, prefigurado pelo salmista, diria aos homens: Mas eu sou verme, e não homem, motivo de zombaria e objecto de desprezo do povo.  Caçoam de mim todos os que me vêem; balançando a cabeça, lançam insultos contra mim, dizendo:  "Recorra ao Senhor! Que o Senhor o liberte! Que ele o livre, já que lhe quer bem!"  Contudo, tu mesmo me tiraste do ventre; deste-me segurança junto ao seio de minha mãe. Desde que nasci fui entregue a ti; desde o ventre materno és o meu Deus. Não fiques distante de mim pois a angústia está perto e não há ninguém que me socorra. (Sl 22, 6-11)

Porque, hoje, como então, se continua a desprezar Jesus em tantas partes do Mundo, que nós que O seguimos e nos dizemos cristãos, não queiramos jamais voltar a vê-lo ferido por causa das nossa iniquidades, porque éramos ovelhas desgarradas e Ele nos juntou no seu aprisco de Amor.
Assim, que este tempo de Natal não seja só uma lembrança do calendário, mas seja, sobretudo, lembrar o Grande Sacrificado e todo o seu percurso humano imbricado na natureza divina que O fez andar com os homens, comendo e bebendo com os pecadores, porque Ele não veio para os sãos - isto é, para os que acreditaram na sua doutrina - mas veio, para os doentes - para todos os que sofriam as dores da ausência do Seu Nome - em todos os caminhos por onde passou deixando o lastro da Boa Nova.

Olhemos, pois, o Presépio e rezemos:


  • Amo-te, Menino-Deus que és nossa Força, nossa Fortaleza e nosso Libertador. Força da nossa salvação, Fortaleza que é nosso escudo e Libertador, porque em Teu refúgio encontramos a paz.
  • Porque Tu, Menino-Deus baixaste dos Céus e vieste até nós e do resplendor da Tua presença saiu para todos os homens que andavam em trevas as claridades da Tua Palavra. 
  • Porque Tu, Menino-Deus fizeste das trevas o teu retiro secreto, por saberes que era nas regiões das sombras que mais falta fazia a tua Luz e, porque, das espessas nuvens das malquerenças em que andavam - e continuam a andar os homens - mostras a todos a concórdia do Amor que apenas se encontra em Ti. 
  • Porque Tu, Menino-Deus nos deste um Mundo onde é possível a Paz por amor da Tua Justiça e, porque, tornaste mais puras as nossas mãos e mais límpido o nosso pensamento. 
  • Porque Tu, Menino-Deus nos ensinaste que comer e beber com s pecadores não é desonra, mas um dever que trazias da parte do Pai e, porque, com o Teu exemplo aplainaste o ódio onde cresciam os montes da indiferença entre os homens. 
  • Porque Tu, Menino-Deus nos alargaste os caminhos e conseguimos ver mais longe e, porque, deste modo os nossos pés caminham mais seguros por saberem que caminham para Ti.


Exaltado sejas, Menino-Deus!



Sem comentários:

Enviar um comentário