Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Antigamente, era assim.



Foto captada em "Rstos de Colecção"


Era assim no início do século XIX.

O que a foto representa eram e com toda a propriedade os chamados "hipomóveis" enquanto veículos de tracção animal que a Câmara Municipal de Lisboa dispunha, ora para carrear os lixos da cidade, ora para transportar mercadorias ou abastecimento de água a bairros periféricos, como Marvila, Olivais, Carnide e outros.

De acordo com informação obtida a foto que se apresenta tem como cenário o Cais do Sodré, pelo qual se pode ver, transcorrido um pouco mais de um século, a transformação não só dos costumes em que o animal desempenhava um acção fundamental, como no arranjo da via pública, mantendo-se na sua arquitectura austera o edificado.

O progresso imporia, porém as suas leis neste campo tão importante da vida citadina, como era - e são - os transportes mais variados, quer da limpeza urbana, como os restantes.

A ter em conta um registo histórico fidedigno, sabe-se que:

As primeiras viaturas mecânicas adquiridas pelo Município datam de 1910, mais concretamente 2 máquinas de varrer, então adquiridas em Inglaterra.

As primeiras viaturas ligeiras apenas foram adquiridas em julho de 1920, para “poder deslocar a todos os pontos da cidade os vereadores e seus vogais”, segundo um novo modelo de gestão camarária então aplicado, que defendia uma maior proximidade dos responsáveis políticos com os trabalhos em curso no terreno.

Acompanhando a evolução dos tempos, a Câmara Municipal de Lisboa intensificou o processo de mecanização da frota a partir de 1922, apostando nas mais recentes inovações no setor para melhorar a sua capacidade de carga e polivalência de funções.

in, sítio da CML 

Sem comentários:

Enviar um comentário