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segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

O "flop" do TGV... e não há culpados?



 in, "Sapo" - 5 de Janeiro de 2015


O comboio de rede de alta velocidade (TGV) custou 152,9 milhões de euros aos cofres públicos apesar de não ter avançado, segundo uma auditoria do Tribunal de Contas.
O Tribunal alerta para os erros na elaboração do projecto, entre eles a falta de "viabilidade financeira" demonstrada nos estudos preliminares. O custo final pode ainda vir a ser superior. É que existem pedidos de indemnização ao Estado que podem elevar a factura para 182,3 milhões de euros.
Em causa estão 120 milhões de euros despendidos com a contratação externa, entre 2011 e 2013, e 32,9 milhões de euros gastos com custos de estrutura da RAVE, a empresa pública criada para implementar o TGV. Além disso, existe um custo potencial resultante de três pedidos de indemnização ao Estado (que ascendem a 29,4 milhões de euros).

in, "Económico" de 5 de Janeiro de 2015


O malfadado projecto iniciou-se em 1988 e acabou por ser cancelado em 2012 pelo actual Governo liderado por Passos Coelho.

Foi um longo tempo de desnorte financeiro a coberto de políticos que deviam ser chamados a prestar as más contas que fizeram delapidando o erário público e, por isso, devidamente responsabilizados perante a Justiça pelo desmando endividador causado a um País sem meios para ter luxos destes -  tendo a Refer como empresa pública e já deficitária - pelo que foi de todo incompreensível a assunção de um projecto megalómano como este.

Ao que consta está assinado o contrato de concessão do troço Poceirão-Caia, apesar de ter visto recusado o visto prévio do Tribunal de Contas, o que não deixa de constituir um crime contra os interesses do Estado que, como é referido no relatório do TC sob a assinatura do seu Presidente, Guilherme d'Oliveira Martins  "O projecto foi iniciado sem ser possível aferir o custo-benefício para Portugal".

É um espanto...
E não há culpados?

Se não houver a possibilidade de chamar à barra dos Tribunais competentes os responsáveis, Portugal corre o sério risco de não ser respeitado, porque uma território sem justiça eficiente, não é uma território livre e, logo, não é apetecivel, quer para os naturais, quer para os estrangeros que vêem nele, apenas, um espaço para gozar férias, mas nunca para investir no desenvolvimento da sua economia.

No noticiário da noite a TV deu a notícia, valha-nos isso.
Mas não chega. A despesa feita de tantos milhões de euros cumpriu apenas, o pagamento de despesas em estudos, o que parece um exagero e uma malfeitoria quando se mandam fazer estudos sem ter uma base científica que os justifique, pelo que, os responsáveis não deviam ficar impunes, quando o projecto do TGV levado à prática em cima dos carris iria custar cerca de onze mil milhões de euros!

Só por isso o País devia estar agradecido a quem suspendeu tamanha loucura!

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