Pesquisar neste blogue

sábado, 7 de novembro de 2015

"Os três da vida airada"




"Os três da vida airada" é o titulo de uma comédia vivida num filme que teve como ambiente citadino a Lisboa moderna dos anos cinquenta, que levou os espectadores a assistir às aventuras e desventuras de um trio de amadores de teatro num clube de bairro.


Estamos a assistir, não em filme, mas na vida real vemos, ouvimos e lemos as coisas de um "trio", politicamente falando, mas que - e não podia ser de outro modo - ao invés do que aconteceu no filme verdadeiro com Lucas, Lena e Lico, não nos divertem - o seu papel é outro e deve merecer o nosso respeito embora discordemos da representação pública - pelo que o titulo do filme e dos nomes das três personagens principais, são apenas, uma configuração abstracta.

E de tal modo assim é, que nesta alusão que é feita ao filme de Perdigão Queiroga, sem esquecer o que nele acontece, ou seja, a paixão de Lena por um estranho ao trio, levando Lico desesperado com Lena a gerar uma grande confusão, o que não é desejável - fazendo, agora, a analogia do título do filme ao trio político PS+PCP-PEV+BE - apesar do meu desacordo de cidadão que vejo esta "tripeça " política inconsistente, para bem de Portugal, não desejo que um qualquer "Lico" faça cair um dos pés... até, porque, como acontece com a peça de mobiliàrio real, a tripeça tem três pés mas não tem encosto.

Como se entende há em tudo isto um misto ínfimo de brincadeira - a começar pelo título do filme que me permito lembrar - e, por isso, permito-me dizer que 99,99999999... % é com sentido muito sério que o digo, em meu nome pessoal, mas sobretudo, em nome dos meus filhos e netos.

Por isso, se a "tripeça política" vier a existir que não haja - como no filme - um qualquer "Lico" a gerar confusões... indo ao extremo de retirar um dos pés!

Sem comentários:

Enviar um comentário