Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Profecias sobre Jesus (6) Herdeiro do trono do rei David



Profecia 6

O Filho de Deus herdeiro do trono de Davi.

Tempo Profético: Is 9, 5 -7  Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz. Do aumento do seu governo e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o estabelecer e o fortificar em retidão e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos exércitos fará isso. O Senhor enviou uma palavra a Jacó, e ela caiu em Israel.


Apesar da recusa de Acaz em pedir a Deus o sinal milagroso à sua escolha e que lhe fora proposto, denotando com a sua atitude uma incredulidade chocante, ainda assim o Senhor não retirou a sua benevolência à dinastia do rei Davi, como o havia prometido e Samuel regista: Eu lhe serei pai, e ele me será filho. E, se vier a transgredir, castigá-lo-ei com vara de homens, e com açoites de filhos de homens; mas não retirarei dele a minha benignidade como a retirei de Saul, a quem tirei de diante de ti. A tua casa, porém, e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será estabelecido para sempre. [i]
Já o salmista, na mesma linha da promessa da fidelidade de Deus, havia cantado: se profanarem os meus preceitos, e não guardarem os meus mandamentos, então visitarei com vara a sua transgressão, e com açoites a sua iniquidade. Mas não lhe retirarei totalmente a minha benignidade, nem faltarei com a minha fidelidade. Não violarei o meu pacto, nem alterarei o que saiu dos meus lábios. Uma vez para sempre jurei por minha santidade; não mentirei a Davi. A sua descendência subsistirá para sempre, e o seu trono será como o sol diante de mim. [ii]
Fiel à prometido Deus não retira a sua confiança à casa de Davi, pois era dali, segundo os seus planos que haveria de nascer o Messias.
Era um projecto a manter e a amparar com o seu infinito Amor.
Por isso,Isaías, em face da desconfiança de Acaz, transmite da parte de Deus a profecia espantosa: Pois bem, o Senhor mesmo dar-vos-á um sinal; eis a virgem que concebe e dá à luz um filho ao qual dará o nome de Emanuel, [iii] que o apóstolo S. Mateus traduz no seu Evangelho, como “Deus connosco” (1, 23)




Ressonância no Novo Testamento:

Mt 1,1 - Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.





[i]  - 2 Sam 7, 14-16
[ii]  - Sl 89, 31-36
[iii]  - Is 7, 14

Sem comentários:

Enviar um comentário