Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Profecias sobre Jesus (21) Seria golpeado e cuspido pela multidão



Profecia 21

Tempo Profético: Is 50, 6 - Ofereci as minhas costas aos que me feriam, e as minhas faces aos que me arrancavam a barba; não escondi o meu rosto dos que me afrontavam e me cuspiam.

Intenção profética: Jesus seria golpeado e cuspido pela multidão.

Todos os profetas sofreram
De todos eles – com a excepção de Jesus -  o mais ferozmente atacado pelos homens terá sido  Jeremias, que ascendeu ao seu ministério sacerdotal num tempo em que os cultos idólatras se haviam imposto em Israel pela acção deliberada de Manassés de que nos dá conta o Livro dos Reis:  fez o que era mau aos olhos do Senhor, conforme as abominações das nações que o Senhor desterrara de diante dos filhos de Israel. Porque tornou a edificar os altos que Ezequias, seu pai, tinha destruído, e levantou altares a Baal, e fez uma Asera como a que fizera Acabe, rei de Israel, e adorou a todo o exército do céu, e os serviu. E edificou altares na casa do Senhor, da qual o Senhor tinha dito: Em Jerusalém porei o meu nome [i] tendo, em face da sua atitude contra Deus merecido de Jeremias a sua reprovação, um facto que pesou, sobremaneira em Josias que tomou a seu cargo a purificação de Israel, contra a vontade dos seus sucessores, dada a sua morte prematura.
Incompreendido pelos seus contemporâneos, foi contra estes que Jeremias se rebelou, sofrendo, por isso.
Isaías, que viveu um século depois, é o autor inspirado do versículo que intui a existência, um dia, de um outro profeta sofredor que levaria ao extremo o sofrimento humano. Esse profeta veio a ser Jesus da Nazaré sobre o qual estão certas todas as suas palavras: Ofereci as minhas costas aos que me feriam, e as minhas faces aos que me arrancavam a barba; não escondi o meu rosto dos que me afrontavam e me cuspiam
Não há nesta pequena frase de Isaías, que se cumpriram integralmente, qualquer dom de  adivinhação.
Nenhum profeta foi adivinho, mas antes, homens que intuíam em si mesmos por uma graça especial concedida por Deus, acontecimentos futuros, pregando o advento – num tempo que eles não quantificavam – mas sabiam ser um tempo impregnado de um messianismo de âmbito universalista, onde reinasse a justiça e a santidade.
Daí, aquelas palavras que muitos não entendiam no seu tempo, onde o que contava entre os desmandos dos homens era o desforço: Ofereci as minhas costas aos que me feriam, dando com  este gesto de oferenda do corpo ao inimigo uma noção de santidade, contra a injustiça do outro que era preciso converter, levando-o a cometer actos numa esfera humana onde cada homem devia ao outro, precisamente actos de justiça e de santidade.


Ressonância no Novo Testamento:


Mc 14, 65 - E alguns começaram a cuspir nele, e a cobrir-lhe o rosto, e a dar-lhe socos, e a dizer-lhe: Profetiza. E os guardas receberam-no a bofetadas.
Jo 19, 1-3 -  Nisso, pois, Pilatos tomou a Jesus, e mandou açoitá-lo. E os soldados, tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha sobre a cabeça, e lhe vestiram um manto de púrpura; e chegando-se a ele, diziam: Salve, rei dos judeus! e davam-lhe bofetadas.




[i]  - 2 Rs, 21 2-4

Sem comentários:

Enviar um comentário