Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Profecias sobre Jesus (10) A fuga para o Egipto e regresso


Profecia 10

Tempo Profético:  Os 11,1 - Quando Israel era menino, eu o amei, e do Egito chamei a meu filho.

Intenção profética: A fuga para o Egipto e regresso da Sagrada Família.

Oseias, na esteira de Jeremias que fala deste modo:  Vai, e clama aos ouvidos de Jerusalém, dizendo: Assim diz o Senhor: Lembro-me, a favor de ti, da devoção da tua mocidade, do amor dos teus desposórios, de como me seguiste no deserto, numa terra não semeada. Então Israel era santo para o Senhor, primícias da sua novidade; (...) [i] quer tornar presente os velhos tempos de Moisés, fazendo deles uma das idades mais importante de todo o javismo, quando a nação hebraica então edificada era jovem e Deus lhe prodigalizava um carinho especial.
Em Jeremias, Deus exalta a devoção da tua mocidade, referindo-se a Israel.
Em Oseias, Deus  faz lembrar que quando Israel era menino, eu o amei e, quando diz que do Egipto chamei a meu filho, significa que estas palavras, que têm um de profundo enraizamento histórico , têm igualmente, um sabor profético e que seriam aplicadas à fuga e volta de Jesus do Egipto.
Tanto em Jeremias como em Oseias há a afirmação categórica do amor de Deus por Israel nos tempos da mocidade, isto é, quando a Nação era jovem e se deixava moldar, conservando e propagando o monoteísmo, mas vemos em Oseias um lamento, por um amor incorrespondido por aquele povo que demorava em converter-se, donde emerge, o Filho que Ele havia de chamar do Egipto, num dia a acontecer quando Ele o destinasse.

Ressonância no Novo Testamento:

Mt 2, 14 -15 - Levantou-se, pois, tomou de noite o menino e sua mãe, e partiu para o Egito. E lá ficou até a morte de Herodes, para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta: Do Egito chamei o meu Filho.
Mt 2, 19 – 20 - Mas tendo morrido Herodes, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonho a José no Egito, dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel; porque já morreram os que procuravam a morte do menino.





[i]  - Jer 2, 2-3

Sem comentários:

Enviar um comentário