Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Profecias sobre Jesus (11) O Ministério de Jesus à Luz de Deus


Profecia 11

Tempo Profético:  Is 9, 1-2 -  O povo que caminhava na escuridão viu uma grande clarão; Sobre os que habitavam na região tenebrosa começou a brilhar a luz. Como é grande o júbilo que causastes, e enorme a alegria! Rejubilam-se na vossa presença como os que se rejubilam no tempo da colheita, como se regozijam ao repartir os despojos.

Intenção profética: O Ministério de Jesus em toda a sua riqueza de Luz de Deus.

A escuridão e a luz são imagens que vulgarmente se associam ao mal e ao bem, à ruína e à prosperidade e à tristeza e à alegria, por isso, muitas vezes, os exegetas cristãos recorrem a elas para significar o pecado e a redenção, o estar nas sombra e ter o conhecimento das Verdades, tal como Deus a deu a conhecer aos homens.
Neste texto de Isaías, o profeta antevê a libertação dos homens do pecado que se instalara no mundo, antevendo uma era em que os homens seriam os herdeiros naturais da Luz de Deus e da qual nos dá conta a Carta de S. Paulo aos habitantes de Colossos, [i] onde já chegara o Evangelho.
 O apóstolo nunca esteve naquele lugar, mas fez chegar até ali uma Carta Apostólica, onde refere: desde que ouvimos falar da vossa fé em Cristo Jesus, e do amor que tendes a todos os santos [ii] para ele, o conhecimento que o povo já tinha do Evangelho, era uma prova evidente de estar a produzir  frutos o Ministério da Luz que Jesus exercera e de que o seu discípulo Épafras fazia a necessária pregação contra a heresia que ameaçava o povo, notícias que fizera chegar a S. Paulo que segundo se crê, na época, estava prisioneiro em Éfeso.
Por essa razão – acrescenta, S. Paulo na carta que dirigiu ao povo – desde que soubemos disso, rezamos continuamente por vós. Pedimos que Deus vos conceda pleno conhecimento da sua vontade, com toda a sabedoria e discernimento que vem do Espírito. Deste modo, vivereis uma vida digna do Senhor, fazendo tudo o que Ele aprova: dareis fruto em toda a actividade boa e crescereis no conhecimento de Deus, fortalecidos em todos os sentidos pelo poder da sua glória. Assim tereis perseverança e paciência a toda a prova. Com alegria, dai graças ao Pai, que vos permitiu participar da herança dos cristãos na luz. [iii]
Luz é toda a Palavra revelada.
Jesus havia de ser, como disse o profeta o grande clarão que viria, um dia, a iluminar os caminhos dos homens e de que nos dá testemunho apequena comunidade de Colossos, onde chegara já a Luz da Verdade, na esperança de com ela, poder haver um discernimento crítico das situações complexas geradas por aqueles que opunham ao poder da Luz, as forças cósmicas e os seres intermediários entre Deus e os homens, enquanto criações heréticas..
A Luz que haveria de iluminar o povo que caminhava na escuridão, revelar-se-ia de uma forma admirável e de muitas formas:
Eu sou a Luz do mundo (Jo 9, 5 ); Quem me segue tem a Luz da vida (Jo 8, 12); Quem me segue não fica nas trevas (Jo 12, 46); Quem pratica a Verdade vem à Luz Jo 3, 20-21); Vós sois a Luz do mundo (Mt 5, 14-16); Todo o dom perfeito vem do Pai da Luzes (Tg 1, 17); Chamou-vos das trevas à Luz admirável (1Ped 2, 9); Desperta, tu que dormes e Cristo te alumiará (Ef 5, 14); O Cristo ressuscitado anunciará a Luz ao povo e aos pagãos (Act 26, 33); Paulo, abrirás os olhos dos pagãos para que atinjam a Luz (Act 26, 18); Rejeitemos as obras das trevas e revistamo-nos das armas da Luz (Rom 13, 12); Se andamos na Luz teremos comunhão uns com os outros (1 Jo 1, 6-7); Brilhai como focos de Luz no mundo (Fil 2, 15); Quem diz estar na Luz e odeia o irmão está nas trevas (2 Cor 6, 14); Satanás disfarça-se em anjo de luz (2 Cor 11,14); As nações andarão à Luz do Cordeiro (Ap 21, 23-32).

Ressonância no Novo Testamento:

Mt 4, 12-16 - Ora, ouvindo Jesus que João fora entregue, retirou-se para a Galiléia; e, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zabulom e Naftali; para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías: A terra de Zabulom e a terra de Naftali, o caminho do mar, além do Jordão, a Galiléia dos gentios, o povo que estava sentado em trevas viu uma grande luz; sim, aos que estavam sentados na região da sombra da morte, a estes a luz raiou.





[i]  - Colossos era uma pequena povoação da Frígia, na Ásia Menor. Recebeu a evangelização pela acção de Épafras, discípulo de S. Paulo, que muito embora não tivesse sido directamente doutrinada por ele, é considerada uma das suas obras evangélicas.
[ii]  - Cl 1, 4
[iii]  - Cl 1, 9-12

Sem comentários:

Enviar um comentário