Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Profecias sobre Jesus (26) Jesus seria trespassado


Profecia 26

Tempo Profético: Sl 22, 17 – De todos os lados mastins me cercaram e um bando de celerados prendeu-me no meio;  transpassaram-me as mãos e os pés.

Intenção profética: As mãos e os pés de Jesus seriam trespassados.


Os versículos seguintes (18 e 19) continuam na mesma linha de pensamento alegórico, sendo exemplarmente proféticos: Posso contar todos os meus ossos. Eles me olham e ficam a mirar-me. Repartem entre si as minhas vestes, e sobre a minha túnica lançam sortes.
Mas é no versículo 16 transpassaram-me as mãos e os pés que está singularmente predita a sorte que havia de esperar Jesus, erguido no madeiro com as mãos e os pés golpeados pelos pregos da Crucifixão que os soldados batiam com força na carne dos condenados à morte mais vil que então era dada aos que eram considerados réus de morte.
Como era costume, neste acto bárbaro as mulheres de Jerusalém que acompanhavam os condenados, no momento do trespasse da carne dos pés e mãos, faziam chegar através dos soldados, para que fosse bebida uma poção de vinho e mirra que servia de narcótico e que Jesus recusou.
A taça da Dor iria ser bebida até à última gota.
No alto da pequena colina a vida dos homens, finalmente, num dia destinado por Deus, haveria de encontra um destino novo.
A Obra de Deus completar-se-ia, feita na sua forma definitiva através do retrato fiel que nos é dado, na prefiguração do salmista, mas duma realidade viva e próxima do que viria a acontecer no Calvário: transpassaram-me as mãos e os pés.
O salmista até parece que é, no seu tempo, um assistente de uma cena que só viria a ocorrer séculos depois, tal é a objectividade da descrição que nos deixou, como se houvesse sido feita friamente por um qualquer jornalista do nosso tempo, começando por situar o modo e a acção dos assistentes no acontecimento, como convém a todo aquele que preza o seu trabalho de profissional: De todos os lados mastins me cercaram.
É uma asserção que cola verdadeiramente à soldadesca romana e aos judeus que desde a condenação não mais se afastaram do pé de Jesus, dirigindo-Lhe impropérios e chalaças como esta: Tu que destruías o Templo e em três dias o reedificavas, salva-Te a Ti mesmo; se és Filho de Deus, desce da Cruz! [i]
Aquele bando de celerados são bem a imagem dos homens de todos os tempos que agem por força dos julgamentos sumários, como aconteceu com os próprios príncipes dos sacerdotes e que, depois, num assomo de cobardia humana, vendo Jesus despojado de tudo – segundo o que eles pensavam, estando longe de saber que Aquele que crucificaram era Rei – não se coibiram, como aponta S. Mateus de lhe atirar frases infames, de um escárnio sem nome: Salvou os outros e não pode salvar-Se a Si mesmo. [ii]
Assim estava escrito.
E assim aconteceu!


Ressonância no Novo Testamento

Jo 20, 27: Oito dias depois estavam os discípulos outra vez ali reunidos, e Tomé com eles. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, pôs-se no meio deles e disse: Paz seja convosco. Depois disse a Tomé: Chega aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos (...)




[i]  - Mt 27, 40
[ii]  - Mt 27, 42

Sem comentários:

Enviar um comentário