Profecia 19
Intenção
profética: Jesus seria acusado por testemunhas malévolas.
O salmista David, um velho antepassado de
Jesus, começa por expor logo no início do salmo a sua ilimitada confiança em
Deus: O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é
a força da minha vida; de quem me recearei?
Jesus, força de Deus, nada temeu,
pesassem embora contra Ele todos os actos espúrios daqueles que se haviam
conluiado com o fim de o aniquilarem, pagando o amor com o ódio: Eis que
armam ciladas à minha alma; os fortes se ajuntam contra mim, não por
transgressão minha nem por pecado meu, ó Senhor. [i]
Dir-se-á que Jesus tendo de beber a taça
de fel até ao fim, teve no salmista o grande arauto dos sofrimentos surgidos
através daqueles que sempre amou e respeitou como irmãos, não impedindo porém,
que uma importante facção se ajustasse aleivosamente contra Ele a quem julgavam
um estranho e não um judeu como eles: Tornei-me um estranho a meus irmãos,
[ii] diz
o salmista, prefigurando o que viria a acontecer com os testemunhos que se
encarniçaram sem tréguas.
Diante de um mundo que se fecharia,
ficando surdo aos apelos de Jesus, a piedade divina haveria de ficar sem
limites, sempre de pé, mas isto não obstou que Miqueias tenha feito a pergunta
que no seu tempo ganhou todo o sentido pela ingratidão do povo que Deus havia
tirado do exílio egípcio e se imporia, um dia, com toda a crueza e
frontalidade, quando se tratou do Messias, desprezado, injuriado e vítima de
falsas calúnias: Ó povo meu, que é que te tenho feito? e em que te enfadei?
testifica contra mim. [iii]
A este repto, a resposta é a que sabemos.
Jesus – pelos testemunhos falsos que
foram comprados – seria, como aconteceu, um réu de morte e nada houve que
demovesse os seus adversários e, desse modo, a pergunta de Miqueias que já no
seu tempo ficou sem resposta, assim haveria de ficar, um dia, mais tarde: Ó
povo meu, que é que te tenho feito? e em que te enfadei? testifica contra mim.
Falsamente, os caluniadores haveriam de
testificar, porque aos homens de maus pensamentos que não haveriam de escutar
Jesus, sobrava em astúcia o que havia de faltar de piedade divina, desse dom
gratuito de Deus que seria espalhado pelos quatro cantos da Palestina.
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