Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Profecias sobre Jesus (19) Seria acusado por más testemunhas


Profecia 19

Tempo Profético: Sl 27,12 - Não me entregues à vontade dos meus adversários; pois contra mim se levantaram falsas testemunhas e os que respiram violência.

Intenção profética: Jesus seria acusado por testemunhas malévolas.


O salmista David, um velho antepassado de Jesus, começa por expor logo no início do salmo a sua ilimitada confiança em Deus: O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?
Jesus, força de Deus, nada temeu, pesassem embora contra Ele todos os actos espúrios daqueles que se haviam conluiado com o fim de o aniquilarem, pagando o amor com o ódio: Eis que armam ciladas à minha alma; os fortes se ajuntam contra mim, não por transgressão minha nem por pecado meu, ó Senhor. [i]
Dir-se-á que Jesus tendo de beber a taça de fel até ao fim, teve no salmista o grande arauto dos sofrimentos surgidos através daqueles que sempre amou e respeitou como irmãos, não impedindo porém, que uma importante facção se ajustasse aleivosamente contra Ele a quem julgavam um estranho e não um judeu como eles: Tornei-me um estranho a meus irmãos, [ii] diz o salmista, prefigurando o que viria a acontecer com os testemunhos que se encarniçaram sem tréguas.
Diante de um mundo que se fecharia, ficando surdo aos apelos de Jesus, a piedade divina haveria de ficar sem limites, sempre de pé, mas isto não obstou que Miqueias tenha feito a pergunta que no seu tempo ganhou todo o sentido pela ingratidão do povo que Deus havia tirado do exílio egípcio e se imporia, um dia, com toda a crueza e frontalidade, quando se tratou do Messias, desprezado, injuriado e vítima de falsas calúnias: Ó povo meu, que é que te tenho feito? e em que te enfadei? testifica contra mim. [iii]
A este repto, a resposta é a que sabemos.
Jesus – pelos testemunhos falsos que foram comprados – seria, como aconteceu, um réu de morte e nada houve que demovesse os seus adversários e, desse modo, a pergunta de Miqueias que já no seu tempo ficou sem resposta, assim haveria de ficar, um dia, mais tarde: Ó povo meu, que é que te tenho feito? e em que te enfadei? testifica contra mim.
Falsamente, os caluniadores haveriam de testificar, porque aos homens de maus pensamentos que não haveriam de escutar Jesus, sobrava em astúcia o que havia de faltar de piedade divina, desse dom gratuito de Deus que seria espalhado pelos quatro cantos da Palestina.



Ressonância no Novo Testamento:


Mt 26, 59-61 - Ora, os principais sacerdotes e todo o sinédrio buscavam falso testemunho contra Jesus, para poderem entregá-lo à morte e não achavam, apesar de se apresentarem muitas testemunhas falsas. Mas por fim compareceram duas, e disseram: Este disse: Posso destruir o santuário de Deus, e reedificá-lo em três dias.      




[i]  - Sl 59, 4
[ii]  - cf Sl 69, 9
[iii]  - Miq 6, 3

Sem comentários:

Enviar um comentário