Pesquisar neste blogue

domingo, 11 de dezembro de 2016

"Setenta vezes sete"!

Peço perdão!
......................................................................................................

O PERDÃO NA BÍBLIA

Então Pedro se aproximou dele e disse: Senhor, quantas vezes devo perdoar a meu irmão, quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?
Respondeu Jesus: Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.
Mateus 18 21-22
............................................................................................

Desde o primeiro dia em que os meus lhos caíram sobre esta passagem bíblica a primeira coisa que me ocorreu foi a justeza das sete vezes que segundo S. Pedro se deviam perdoar as ofensas - até me pareceu um número exagerado! - mas quando logo a seguir li a resposta de Jesus: Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete... fiquei a pensar na minha falta de piedade e, na desolação do Apóstolo que tendo apresentado um número que lhe pareceu misericordioso e passível de ser aprovado, viu cair por terra a sua ideia... porque a justiça dos homens não é a mesma de Deus.

E não pude deixar de pensar como é exigente o Evangelho!

Setenta vezes sete? - mas então quer isto dizer que se o perdão de Deus é inesgotável, o nosso perdão devia ser assim e não condicionado à nossa disposição interior de saber perdoar a quem nos ofendeu, mostrando-nos assim que Jesus ao não aceitar a palavra de S. Pedro o que nos quis dizer é que só aos misericordiosos está reservado um lugar de eleição junto de Deus, se soubermos ser misericordiosos com os outros.

E veio-me á lembrança uma máxima de Séneca, bem anterior àquilo que disse a S. Pedro, Jesus Cristo:
Aos outros perdoa sempre, a ti nunca. 

Sem comentários:

Enviar um comentário