Pesquisar neste blogue

domingo, 18 de dezembro de 2016

Natal (Algumas tradições e sua simbologia)

O PRESÉPIO

Assume importância especial o Presépio que se fica a dever a São Francisco de Assis, no ano de   1224, em Greccio, numa representação viva levada a cabo por personagens da localidade, um facto que originou que alguns conventos da Ordem franciscana lhe seguissem o exemplo a que não faltou a adesão de outras casas monásticas e, até, de casas da alta nobreza transalpina
Mas foi só no século XIX que esta prática, mas com personagens esculpidas, conheceu uma popularidade que se tem mantido até hoje

A ESTRELA DE BELÉM

Segundo o relato bíblico uma estrela guiou os três Reis Magos desde o Oriente e indicou o lugar onde era possível encontrar o Menino Jesus. São muitas as teorias que tentam explicar este fenómeno, sendo uma das hipóteses mais consistentes a que refere o astrónomo  Kleper que em 1606 afirmou que a estrela era uma rara conjugação tripla da Terra com os planetas Júpiter e Saturno passando pelo Sol e ao mesmo tempo por Peixes.

A MISSA DO GALO

No princípio esta Missa passou a celebra-se em Roma no séc. V, na Igreja de  Sancta Maria ad Praesepe ao cair da noite, ao cantar do galo, donde herdou o nome, ao contrário da fábula que afirma ter um galo cantado quando Jesus nasceu, tendo rapidamente assumido o carácter solene como hoje a conhecemos. Em muitos locais até ao início do séc. XX era costume os pastores serem os primeiros a adorar o Menino Jesus, havendo o hábito das donas de casa depositarem os doces que traziam e que eram trocados por pão bento, também chamado Pão de Natal, que era guardado e ao qual se recorria sempre que na família ocorria uma grave doença. Uma outra tradição impunha a estreia de uma nova peça de roupa, com a qual – segundo a crença – se afastava os maus olhados.

A ÁRVORE DE NATAL

Representa a vida renovada, o nascimento de Jesus. O pinheiro foi escolhido por causa das suas folhas permanecem sempre verdes e cheias de vida. Esta tradição surgiu na Alemanha no decorrer do séc. XVI. As famílias germânicas enfeitavam as suas árvores com papel colorido, frutas e doces, tendo este costume sido espalhado pelo mundo no séc. XIX.

OS PRESENTES

Simbolizam as ofertas dos três Reis Magos. É um hábito muito anterior ao nascimento de Jesus, pois como já se referiu os habitantes da Mesopotâmia tinham entre si este costume e os romanos faziam o mesmo no decorrer das festas da  Saturnália.

AS VELAS

Representam a boa vontade. Num tempo passado, na velha Europa, apareciam nas janelas como uma indicação do estado de espírito relativamente à data que elas assinalavam.

A ESTRELA

Representa, pelo local onde é exposta – sempre no alto – uma atitude de esperança como aconteceu com aquela que animava os dos Reis-Magos em encontrar o filho de Deus, tendo-os guiado até à gruta onde Jesus havia nascido.

........................................................................................................

(De um velho espólio de notícias natalícias de que desconheço o autor)

Sem comentários:

Enviar um comentário