Pesquisar neste blogue

domingo, 4 de dezembro de 2016

II Domingo do Advento - Ano "A" - 4 de Dezembro de 2016


EPÍSTOLA DE S. PAULO AOS ROMANOS

E a verdade é que tudo o que foi escrito no passado foi escrito para nossa instrução, a fim de que, pela paciência e pela consolação que nos dão as Escrituras, tenhamos esperança. Que o Deus da paciência e da consolação vos conceda toda a união nos mesmos sentimentos, uns com os outros, segundo a vontade de Cristo Jesus, para que, numa só voz, glorifiqueis a Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. Unidos no mesmo louvor - Por conseguinte, acolhei-vos uns aos outros, na medida em que também Cristo vos acolheu, para glória de Deus. Efectivamente, digo que foi por causa da fidelidade de Deus que Cristo se tornou servidor dos circuncisos, confirmando, assim, as promessas feitas aos patriarcas; por sua vez, os gentios, dão glória a Deus por causa da sua misericórdia, conforme está escrito:  Por isso te louvarei entre as nações e cantarei em honra do teu nome.

(Rom 15, 4-9)
.............................................................................................

Neste texto, S Paulo dirige-se aos convertidos do paganismo.
Sabia muito bem que a decisão tomada pelos romanos que se tinham aberto à doutrina pregada por Jesus exigia perseverança e, por isso, convida-os a encontrar nas Escrituras os motivos encorajadores e os sinais a atender, porque tudo o que foi escrito no passado foi escrito para nossa instrução, disse.

Estas palavras ao apontar para as Escrituras deviam ter ressonância no tempo que passa, porque sendo elas Palavras Eternas de instrução e conhecimento deviam ser respeitadas, como são outras, que não tendo sentido eclesial, marcam o tempo que vivemos sem nos lembrarmos que a actualidade secular - sem o suspeitar - está cheia de tudo o que foi escrito no passado foi escrito para nossa instrução, porque é neste Mundo ainda em grande parte inconvertido a Deus, que a todos os homens é dado num dia qualquer, como aconteceu com os velhos romanos convertidos, louvar entre as nações o Espírito de Deus que paira suspenso e desejoso de chegar a todos os homens.

Sem comentários:

Enviar um comentário