Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Papa Francisco sobre a Misericórdia


Na audiência geral do dia 3 de Fevereiro de 2016 o Papa Francisco ao falar sobre a misericórdia, disse:
.................................................................................................

Na Bíblia – disse o Papa – aprendemos outro modo de fazer justiça. Não através da punição, mas do perdão que apela à consciência, para conduzir à conversão. O ofendido ama o culpado e quer salvá-lo. Este é um caminho difícil mas possível, por exemplo, como modo de resolução de conflitos na família:

“É este o modo de resolver os conflitos nas famílias, nas relações no casal ou entre pais e filhos onde o ofendido ama o culpado e deseja salvar a relação que o liga ao outro.”
“Certo, este é um caminho difícil. Exige que quem sofreu uma ofensa esteja pronto a perdoar e deseje a salvação e o bem de quem o ofendeu. Mas só assim a justiça pode triunfar, porque, se o culpado reconhece o mal feito e deixa de o fazer, eis que o mal já não existe e aquele que era injusto torna-se justo, porque perdoado e ajudado a reencontrar o caminho do bem.”

É assim que Deus age connosco, com o seu coração de Pai: a sua justiça é o seu perdão – ressaltou Francisco.  Em Jesus, a misericórdia fez-se carne e a verdadeira justiça alcançou a plenitude: fomos perdoados, chamamos a Deus de Pai e, por isso, devemos perdoar àqueles que nos ofendem como Ele nos perdoou.
...........................................................................................

Quem tem ouvidos, ouça, é assim que diz a Palavra de Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário