Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

História breve da 1ª Páscoa



Este esquema assinala a História bíblica desde Abraão (também chamado o pai dos crentes) até ao fim do último Livro da Bíblia - (Apocalipse. escrito por S. João por volta dos anos 95-115 depois de Jesus Cristo), mostrando na linha ondulada a negro os altos e baixos do povo hebreu, deixando perceber no alto da curva entre 1250 a 1000 anos a. C, possivelmente o mais significativo apogeu do povo errante (tempo do Êxodo) e, depois, o abaixamento produzido pelo cativeiro da Babilónia (600 anos a. C.) até culminar numa subida ascensional, profetizada com o Nascimento, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

.......................................................................................................................

Estamos no início da Quaresma, mas no tarda aí o Domingo de Páscoa, este ano celebrado no dia 27 de Março, data em que os católicos celebram a Ressurreição de Cristo, estando ligada esta data à da Páscoa judaica que assinala a libertação da escravidão de 400 anos do povo hebreu do Egipto, de onde saiu sob o comando de Moisés por volta do ano 1250 a.C.

Conforme relata o Livro do Génesis (12, 1-10) , Deus disse a Abaão: «Deixa a tua terra, a tua família e a casa do teu pai, e vai para a terra que Eu te indicar. Farei de ti um grande povo, abençoar-te-ei, engrandecerei o teu nome e serás uma fonte de bênçãos. Abençoarei aqueles que te abençoarem, e amaldiçoarei aqueles que te amaldiçoarem. E todas as famílias da Terra serão em ti abençoadas.» Abraão partiu, como o SENHOR lhe dissera, levando consigo Lot. 
Quando saiu de Haran, Abrão tinha setenta e cinco anos. Tomou Sarai, sua mulher, e Lot, filho do seu irmão, assim como todos os bens que possuíam e os escravos que tinham adquirido em Haran, e partiram todos para a terra de Canaã, e chegaram à terra de Canaã. Abraão percorreu-a até ao lugar de Siquém, até aos Carvalhos de Moré. Os cananeus viviam, então, naquela terra. O SENHOR apareceu a Abraão e disse-lhe: «Darei esta terra à tua descendência.» E Abrão construiu ali um altar ao SENHOR, que lhe tinha aparecido.
Deixando esta região, prosseguiu até ao monte situado ao oriente de Betel, e montou ali as suas tendas, ficando Betel ao ocidente e Ai ao oriente. Construiu também um altar ao SENHOR e invocou o seu nome. Abrão continuou a sua viagem, acampando aqui e ali, em direcção ao Négueb. Houve fome naquela terra. Como a miséria era grande, Abrão desceu ao Egipto para aí viver algum tempo.  (Gn 12, 1-10)

Guiados pela fé em Deus, Abraão parte da Mesopotâmia e é com ele que se inicia a história do Povo de Deus em busca de uma nova terra por volta do ano 1900 a. C., até que uma viagem de retorno, por volta do ano 1850 a. C. atinge a terra de Canaã, onde nascem os seus filhos Isaac e Jacob, que veio a ser chamado Israel.

É o tempo que a História bíblica regista como tendo sido ocupado pelos Patriarcas e Matriarcas, cabendo estes títulos a Sara, Rebeca, Lia e Raquel, cabendo-lhes o primado da consciência da escravidão que os leva a organizarem-se e a eleger um líder: Moisés, coadjuvado por Aarão, o primeiro sumo sacerdote da Antiga Lei que se associa à missão de Moisés e com a ajuda de Deus, estes líderes encontram uma saída e fazem o povo fugir da opressão dos reis do Egipto. 

Relata o Antigo Testamento que o povo caminha 40 anos pelo deserto. 
Moisés morre antes de o povo entrar na terra prometida. A liderança passa para Josué que introduz o povo na terra de Canaã. 

Josué organiza com eles a Assembleia de Siquém e todos decidem colocar em comum a experiência da opressão, a produção, as tradições e a fé num único Deus  Mais tarde, essa experiência de libertação será celebrada com o nome de PÁSCOA (Saída, Passagem). 

Esta foi a primeira Páscoa.

Sem comentários:

Enviar um comentário