Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Pedindo para as almas



Título da foto: Pedindo para as almas
  captura de uma imagem do arquivo fotográfico da Câmara Municipal de Lisboa 

De acordo com a ficha documental da CML,  a foto pertence a fotógrafo não identificado e foi executada em 1900, apresentando a Rua da Esperança - tendo ao centro da foto a casa onde viveu o Almirante Gago Coutinho  - e a Calçada do Marquês de Abrantes, ambas da freguesia de Santos - o - Velho, vendo-se o seguinte equipamento urbano: o marco do correio, o pilarete circular de cantaria, o gradeamento de ferro e o característico candeeiro de iluminação pública, da época.
Os dois tipos populares são distintos quanto ao trajes e posturas, apresentando o elemento activo - o que pede para as almas, de saco na mão - envergando o traje que o identifica como alguém pertencendo a uma qualquer Irmandade eclesial e o outro, de traje vulgar identificado como um homem comum, com ar de quem ouve e reflecte sobre o pedido que lhe é feito.


Pedir esmola para as almas do Purgatório em público como a foto demonstra, acontecia em Lisboa, ainda no início do século XX, cumprindo-se na cidade o antigo hábito que era comum no interior do País. Hoje, este peditório está completamente abandonado, reportando-se ao interior dos Templos, salvo as raras excepções que continuam a acontecer.

Acontecia, normalmente, no tempo da Quaresma,  a um dos Domingos do Tempo Pascal.

Independentemente da esmola em dinheiro, nas vilas e aldeias havia a oferta de géneros alimentícios já confeccionados ou produtos das hortas, como milho e trigo.
O produto das espécies era depois vendido em hasta pública nos adros das Igrejas e o resultante do leilão era entregue aos Párocos que o anunciavam às comunidades paroquiais, destinando-o à celebração de missas pelos fiéis defuntos.

Não nos pareça, hoje, esta acção um desconchavo, porque manda a racionalidade do homem situar-se em cima do tempo que passou e respeitar os hábitos e os compromissos que neles coabitavam. 
Era assim naquele tempo: um profundo respeito pelas almas dos falecidos em que esta - espírito que é - era considerada imagem de Deus em detrimento do corpo, porquanto, na linha eclesial, o corpo não é imagem de Deus, porque sendo Deus um puro Espírito não tem corpo.
É, ainda, assim, no tempo actual.
Se se abandonou, ou quase, o hábito de pedir para as almas no espaço público, o povo crente continua a ter pelas almas a certeza que elas sobreviveram ao poder da morte corporal.

Tenhamos, pois, presente, que o nosso corpo é perecível enquanto a alma subsistirá na eternidade e que as Missas que se celebram pelos falecidos reflectem que a alma - sem nunca deixar de existir - pode ter perdido a graça santificante e estar espiritualmente morta. Tome-se como exemplo um ramo cortado do tronco da árvore; existe, mas está morto, pelo que para voltar a receber a seiva tem de ser enxertado, assemelhando-se esta operação do agricultor à Missa celebrada pelo Padre por intenção da alma.


Sem comentários:

Enviar um comentário