Pesquisar neste blogue

domingo, 27 de abril de 2014

Martin Luther King Jr. - Um herói do nosso tempo





      Martin Luther King Jr. nasceu em Atlanta (EUA) em 14 de Janeiro de 1929 e veio a falecer, assassinado, em 4 de Abril de 1968, em Memphis (EUA).
Era filho do Rev. Martin Luther King e de Alberta Williams King.
Tendo como mestre espiritual Mahatma Gandhi, como ele, baseado em princípios da não violência para atingir os fins a que se propunha, conseguiu obter em 1960 a liberdade para os negros.

Martin Luther King Jr., desde muito cedo se passou a interessar pela constante violação dos direitos humanos nos EUA, tendo iniciado a sua luta pacífica em 1955 com o fim de obter justiça para todo o povo negro norte-americano, tendo como exemplo a abolição da escravatura conseguida por Abraham Lincoln, com o decreto presidencial de 1 de Janeiro de 1863, que ficou conhecido como a Proclamação da Emancipação, seguida por uma Emenda Constitucional, a 13.ª que proibiu a escravatura nos Estados Unidos da América.

Foi este facto histórico, tendo originado que 200.000 escravos nos territórios do Sul sob domínio confederado tivessem sido eram libertos até ao fim da guerra, que lhe serviu de bandeira para levar a cabo os seus intentos, tendo presente que a lei de 1863, apesar da sua benignidade, não havia acabado com a discriminação, especialmente nos estados do Sul, onde na época, nenhum negro podia frequentar um restaurante que estivesse  reservado a brancos ou sentar-se em lugares reservados a eles e, muito embora, o que havia sido proclamado por Abraham Lincoln, em favor dos negros, todas as terras eram, exclusivamente, propriedade dos brancos, donde resultava que embora liberto da escravidão o povo negro manteve-se pobre e perseguido.
Martin Luther King Jr. nasceu sessenta anos depois destes factos.

Desde jovem lia e memorizava a Bíblia Sagrada, ajudando o pai na Igreja Baptista Ebenezer e como aconteceu com todas os seus companheiros de infância, cresceu profundamente marcado pelos preconceitos raciais.
Na faculdade, a Morehouse College, sabendo que ali eram incentivados os assuntos que envolviam os problemas sociais, e que esta acreditava através do empenho do seu Director, que a Igreja tinha um papel decisivo na luta que era preciso travar, deixou de lado a ideia de ser médico ou advogado, tendo encaminhado os estudos noutra via e que o viria a ordenar pastor aos 17 anos, tendo iniciado o seu múnus pastoral na Igreja de seu pai, tendo, dois anos depois ingressado no Seminário de Crozer, na Pensilvânia, um passo que viria a ser decisivo na sua vida, pois foi a partir daqui, tendo tomado conhecimento e lido teólogos famosos e filósofos da estirpe de Henry Thoreau, um declarado abolicionista, que ele, após a sua formatura em Teologia e doutoramento em 1955, na Universidade de Boston, deu início à sua saga com cariz público a favor doa homens negros.

É, então que conhece, Coretta Scott, uma estudante de Música com quem se casou em 18 de Junho de 1953, tendo no ano seguinte aceitado o convite para pastorear a Igreja Baptista situada na Avenida Dexter, em Montgomery, Alabama, um dos estados do Sul que era um dos focos maiores conflitos dos raciais que existiam dispersos pelo País.
O Reverendo King, como passou a ser conhecido, insurgia-se vendo a comunidade negra submissa e sem força para lutar contra as injustiças de uma sociedade aburguesada e impiedosa, que entre as mais descaradas discriminações, só dava o lugar de motoristas dos transportes públicos a homens brancos, um facto que por ser tão evidente, chocava a sua sensibilidade, com a agravante de em qualquer meio de transporte,  apenas os últimos bancos eram destinados aos negros.
Aconteceu que em 1 de Dezembro de 1955, Rosa Parks, uma rapariga negra embarcada num dos autocarros públicos, em  Montgomery, instada por um branco para que ela lhe desse o lugar se recusou terminantemente a fazê-lo, um facto que implicou a sua prisão o que levou o  Reverendo King e outros seus seguidores a iniciar a 5 do mesmo mês um boicote contra os serviços rodoviários que durou cerca de uma ano, sublevação que haveria de levar as autoridades a prender 89 pessoas negras, incluindo o próprio Martin Luther King.
Mas esta luta em Montgomery haveria de dar os seus frutos.

Outros movimentos começaram e espalhar-se protestando vivamente contra a discriminação racial no Sul, tornando-se como um importante e decisivo ponto de partida da cruzada de Luther King, que sem uma vez sequer, ter usado ou instigado a assunção de meios violentos, em seu lugar deu que surgissem acções de amor e oração, tendo os seus discursos um cariz civilista e sempre contra qualquer violência física.
Fez publicar, de sua autoria, um livro importante: A Caminho da Liberdade, que terá tido uma importância decisiva no fim da segregação racial em escolas, restaurantes, bares e outros locais, tendo, por fim a sua acção sido fundamental na decisão do governo dos EUA de tornar prioritária a questão dos direitos civis.
Em 28 de agosto de 1963 este homem de eleição – um autêntico profeta da paz – conseguiu que se reunissem 250 mil pessoas numa marcha sobre Washington.
Nas escadarias do Lincoln Memorial, precisamente no local onde se encontra a estátua do Presidente americano que acabou com a escravatura dos negros, preferiu aquele que foi tido como o maior discurso do movimento pelos direitos civis: I had a dream  - Eu tive um sonho – um acontecimento que o faria capa da revista Time de 3 de janeiro de 1964.
Apesar de continuarem as execuções de negros e outros actos de violência contra eles, o que é verdade é que a história tomou um rumo diferente, conjugando-se a pouco e pouco a favor da causa de Luther King.
Aconteceu, isto no dia 2 de Julho de 1964.

O Presidente Lyndon Johnson assinou o Acto dos Direitos Civis e discursando perante as câmaras da televisão, afirmou: Aqueles que antes eram iguais perante Deus serão agora iguais nas secções eleitorais, nas salas de aula, nas fábricas e nos hotéis, nos restaurantes, cinemas e outros lugares que prestem serviços ao público.
Tendo em conta as palavras presidenciais, em outubro de 1964, Luther King após ter recebido o Prémio Nobel da Paz e cujo prémio, no valor de 54.123 dólares destinou em favor da campanha dos direitos cívicos dos negros, iniciou, de imediato uma nova luta a favor de uma campanha de registo nas juntas eleitorais.
A luta deste herói do século XX, conduziu a que o governo federal tenha intervindo, tendo em consequência  e presidente Lyndon Johnson assinado, em 1965 a Carta dos Direitos do Voto.

As convulsões sociais de algum cunho radical, apareceram, entretanto.
Em abril de 1968, no meio de algumas manifestações violentas do movimento Black Power - Poder Negro - em cidades como Chicago, Boston, Los Angeles e Filadélfia, Martin Luther King foi a Memphis para dar apoio a trabalhadores negros que lutavam pela igualdade salarial.
No dia 3 de abril, na véspera do protesto, ele proferiu seu último discurso, que como todos teve algo de profético - I see the promise land - Eu vejo a terra prometida . Fê-lo na sede da Igreja de Deus em Cristo, a maior denominação pentecostal americana africana dos EUA.
No dia 4, à noite, Luther King estava no terraço do hotel no momento em que foi atingido no pescoço por um tiro disparado por James Earl Ray, a partir de um telhado de um prédio vizinho.
Gravemente ferido, embora levado urgentemente para o hospital, morreu uma hora depois.
Tina 39 anos.
O seu funeral realizado no dia 8 de Abril, acompanhado por sua mulher e seus quatro filhos, foi  transmitido pela TV para 120 milhões de americanos.
Sobre a sepultura e gravadas sobra a pedra mármore encontram-se as palavras de uma velha canção de escravos: Free at last, free at last/Thank God Almighty/I´m free at last  - Finalmente livre, finalmente livre/Obrigado Deus Todo-Poderoso/Finalmente sou livre.

O Presidente Jimmy Carter, a título póstumo, atribuiu-lhe a Medalha da Liberdade.


Sem comentários:

Enviar um comentário