Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Em tudo e todos existe uma missão!



Diz um conto indiano, de autor desconhecido, que havia um carregador de água que todos os dias transportava nas duas pontas da vara que atravessava ao ombro, dois potes de barro para transporte de água destinada à casa de um rico marajá, situada no alto de um monte.
Um dos potes tinha uma racha e o outro era perfeito. 
Este chegava sempre cheio no final do longo caminho que ia do poço até à casa do patrão, mas o pote rachado chegava apenas com metade da água.

Aconteceu isto durante dois anos.

Nesse período de tempo, o pote que chegava inteiro inchava de orgulho por fazer um trabalho perfeito, enquanto o pote rachado se envergonhava do seu fraco préstimo, cumprindo, apenas, metade da tarefa que lhe era pedida.

Um dia, à beira do poço, disse ao carregador de água:
- Sinto que sou uma amarga desilusão. Quero pedir-te desculpa do meu desempenho, porque a minha racha faz que a água se vá perdendo ao longo do caminho... e, por causa do meu defeito, tu fazes o teu trabalho e não ganhas o teu salário por inteiro.
- Muito bem, meu velho pote. Estás desculpado... mas, hoje, quando subirmos o caminho para casa do marajá, quero que repares nas flores que existem no teu lado, à beira do caminho.

O carregador começou a subir a ladeira e o pote rachado pela primeira vez viu a quantidade de flores selvagens que enchiam a orla do caminho.
Mas sem lhes dar importância, depois da carregador ter deixado a água na casa do patrão, insistiu no seu pedido de desculpa.

Foi, então, que ouviu o seguinte:
- Reparaste, meu querido pote rachado que as flores que viste ao longo do caminho só existiam do teu lado...
- É verdade... – respondeu o pote, intrigado – mas que tem isso a ver comigo?
- Tem muito. É que, durante este tempo todo ao passo que subimos tu vais regando a beira do caminho e da frescura que dás é que têm nascido as flores que tu viste... repara que do lado do outro pote não há flores!
- Não entendo... mas tu não recebes, apenas,  metade da água que eu transporto?
- Não, responde o carregador. Como levo ao marajá as flores que a tua água vai regando, ele retribui a minha atenção, pagando-me por inteiro aquilo que tu julgas que é apenas metade. (1)


Nota: O texto altera profundamente a descrição original, mas mantém intacto o seu sentido, porque na sua profundidade o que ele nos quer transmitir é que os homens, importantes ou menos importantes, todos têm na vida uma missão a cumprir e esta necessita tanto dos grandes feitos como dos mais simples e, até, ignorados.



(1) – Adaptação livre de um conto de autor desconhecido.

Sem comentários:

Enviar um comentário