Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Este Jesus que vamos lembrar!



Este Jesus que vamos lembrar em mais um Dia de Natal é, efectivamente, Alguém que aparece no meio dos homens num tempo histórico em que a Galileia, a sua província natal era parte integrante do Império Romano dominado por Augusto a que sucedeu Tibério no tempo em que Jesus já era adulto.

A Judeia conquistada pelos romanos em 63 a.C., era um reino semi-autónomo que com a morte de Herodes foi dividido pelos seus três filhos Filipe (leste do rio Jordão); Arquelau (Judeia, Samaria e Idumeia) e Herodes Antipas (Galileia). Com a deposição de Arquelau, o seu reino foi convertido em província, ficando aos cuidados de um governador romano: Pôncio Pilatos.

Jesus nasceu nos confins do império, na Galileia, uma terra árida e rochosa como outras terras da região, como era a aldeia de Nazaré, a sua terra natal. No seu tempo dominavam a língua três idiomas: o aramaico usado na primeira infância e se usava no dia a dia em família. O hebraico, na liturgia e se aprendia na escola da sinagoga no estudo das Escrituras e o grego, a chamada língua franca que era usada documentalmente, enquanto as classes sociais se dividiam em três: a alta, que abarcava a nobreza sacerdotal, altos funcionários e comerciantes. a média, incluindo pequenos proprietários rurais, artesão e comerciantes e a inferior, onde cabiam  os escravos e os jornaleiros.

Jesus, nascido no meio destas realidades sócio-culturais, não uma lenda mas um facto histórico devidamente assinalado no tempo em que nasceu, mas durante muitos séculos anunciado pelos profetas de Deus, porque Ele desde a primeira aurora dos tempos estava presente na mente do Criador.

Atentemos nestes vários passos da Escritura, quanto à sua descendência:

  • Descenderia de Abraão

Profecia:
Gn 18.18 - visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e por meio dele serão benditas todas as nações da terra. (Gn 12.3).

Cumprimento:
At 3.25 - Vós sois os filhos dos profetas e do pacto que Deus fez com vossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra. (Mt 1.1 / Lc 3.34).

  • De Isaque

Profecia:
Gn 17.19 - E Deus lhe respondeu: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará à luz um filho, e lhe chamarás Isaque; com ele estabelecerei o meu pacto como pacto perpétuo para a sua descendência depois dele.

Cumprimento:
Mt 1.2 - A Abraão nasceu Isaque; a Isaque nasceu Jacó; a Jacó nasceram Judá e seus irmãos; (Lc 3.34).

  • E de Jacó

Profecia:
Nm 24.17 - Eu o vejo, mas não no presente; eu o contemplo, mas não de perto; de Jacó procederá uma estrela, de Israel se levantará um cetro que ferirá os termos de Moabe, e destruirá todos os filhos de orgulho. (Gn 28.14).

Cumprimento:
Lc 3.34 - Judá de Jacó, Jacó de Isaque, Isaque de Abraão, Abraão de Tará, Tará de Naor, (Mt 1.2).

  • Da tribo de Judá

Profecia:
Gn 49.10 - O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de autoridade dentre seus pés, até que venha aquele a quem pertence; e a ele obedecerão os povos.

Cumprimento:
Lc 3.33 - Nasom de Aminadabe, Aminadabe de Admim, Admim de Arni, Arni de Esrom, Esrom de Farés, Farés de Judá, (Mt 1.2-3).

  • Seria herdeiro do trono de Daví

Profecia:
Is 9.7 - Do aumento do seu governo e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o estabelecer e o fortificar em retidão e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos exércitos fará isso. (Is 11.1-5).

Cumprimento:
Mt 1.1 - Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. (Mt 1.6).

  • Nascimento

Profecia:
Mq 5.2 - Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena para estar entre os milhares de Judá, de ti é que me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.

Cumprimento:
Mt 2.1 - Tendo, pois, nascido Jesus em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram do oriente a Jerusalém uns magos que perguntavam: (Lc 2.4-7).

  • O que aconteceu na época do seu nascimento

Profecia:
Dn 9.25 - Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém até o ungido, o príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; com praças e tranqueiras se reedificará, mas em tempos angustiosos.

Cumprimento:
Lc 2.1-2 - Naqueles dias saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo fosse recenseado. Este primeiro recenseamento foi feito quando Quirínio era governador da Síria. (Lc 2.3-7)

  • Nasceria de uma virgem

Profecia:
Is 7.14 - Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel.

Cumprimento:
Mt 1.18 - Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, ela se achou ter concebido do Espírito Santo. (Lc 1.26-35).

.........................................................................................................


Há muitos outros passos bíblicos que comprovam o Mistério de Jesus naquilo que Ele fez durante a sua vida pública em consonância com tudo quanto fora dito pelos profetas, mas como estamos em tempo de Natal fica-se por aqui no relato extraordinário da vida de Jesus, desejando-se que em todos os homens o Mistério que O fez andar pelos caminhos dos homens - e ser um deles - seja, neste Natal um motivo de encontro com esta realidade que só tem explicação na sobrenaturalidade dos acontecimentos, que tendo-O feito viver num dado tempo e lugar, foi precisamente, para a partir de tudo quanto lhe aconteceu, os homens todos fossem mais irmanados e no Grande Mistério encontrassem razões que só se encontram explicadas no Divino que rege o Mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário