Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Sabedoria do Mundo - Quem sou eu?




Quem Sou Eu?

Preciso descobrir  a esta altura da vida,
quem sou eu.

Na ficha do banco  sou cliente.
No restaurante sou freguês.
Se alugo uma casa sou inquilino.
Se sou conduzido sou passageiro.
Para os Correios sou remetente.
No supermercado sou consumidor.
Para as Finanças sou contribuinte.
Com o prazo vencido sou devedor
Se não pago sou insolvente.
Na cabine do voto sou eleitor;
Nas viagens  sou turista.
Na rua sou um caminheiro.
Se me atropelam sou acidentado.
No hospital sou um paciente.
Para os jornais  sou leitor
Se ouço o rádio sou ouvinte.
Para a TV sou telespectador.
Para o futebol sou jogador ou sou adepto.
Quando  morrer sou um defunto...

Mas, na realidade,
não sou apenas um nome ou um numero.

Sou filho de Deus.
Alguém amado por Jesus,
que por mim deu a sua vida morrendo na cruz.
Ressuscitando, Ele quer que eu seja vivo, actuante,
e com uma missão a cumprir,
muito mais que cliente,
freguês, inquilino, passageiro...

Autor Desconhecido



Quem sou eu?

O autor desconhecido deste texto, conclui asisadamente, quando diz que Jesus morto e ressuscitado por todos os homens, quer que para além dos nomes que lhes dá a sociedade consoante a sua actuação nos vários campos por onde decorrem as suas actividades civis, que eles sejam pessoas e façam dos seus nomes de baptizados, bandeiras de amor com uma missão a cumprir.

E, assim, para responder à pergunta que o "autor desconhecido" faz a si mesmo e nos interpela para que a façamos cada um de nós a nós mesmos, ocorre-me dizer o seguinte:

O "eu" que sou, só o será verdadeiramente, quando pelo meu porte conseguir reflectir no outro a tal missão a cumprir que me é sugerida no texto, em honra, não aos nomes variados que a sociedade costuma dar - freguês, inquilino, passageiro - mas ao o nome que os meus pais e padrinhos me deram na pia baptismal quando fui feito cristão no momento em que as mãos sacerdotais, benzendo-me, fizeram que sobre aquele nome sonante do meu baptismo, Deus me ficasse a conhecer para todo o sempre, e a sociedade, fora os nomes que me chama de acordo com o que nela faço, em todo o tempo que Ele me der de vida me conheça pelo meu verdadeiro nome...

- Esse, sou eu!


Sem comentários:

Enviar um comentário