Pesquisar neste blogue

sábado, 30 de maio de 2015

Miserere mei Deus (26)



Miserere mei Deus, vulgarmente conhecido pelo "Miserere" é um hino religioso composto por Gregorio Allegri (1582-1652) e foi interpretado, segundo se crê, na década de 1630, destinando-se para estar presente nas quartas-feiras e sextas-feiras da Semana Santa, na Capela Sistina no ofício das matinas.

Segundo um comentário da Santo Agostinho - sabendo-se que este hino é devido ao rei David, como tantos outros - a queda de um homem tão forte como David, deve fazer-nos medir a nossa fraqueza, para não desejarmos o que Deus nos proíbe (...) para mais à frente do comentário acrescentar: A queda dos grandes não deve fazer a alegria dos pequenos, mas inspirar-lhes temor.

E assim, o Santo de Hipona, recomenda:
  • Ouçam-no o que não caíram...
  • Escutem-no os que caíram...



Tradução do Latim

Tem misericórdia de mim, ó Deus, 
segundo a tua grande misericórdia.


E segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões.
Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado.
Pois eu conheço as minhas transgressões, eo meu pecado está sempre diante de mim.
Contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista,
para que eles possam ser justificado em tuas palavras
e possas vencer quando fores julgado.
Pois eis que fui concebido em iniquidades; e em pecados fez concebeu minha mãe.
Eis que amas a verdade no íntimo;
e nas coisas ocultas da tua sabedoria fizeste manifesto para mim.
Tu deves polvilhe-me com hissopo, e ficarei puro: Tu lava-me,
e ficarei mais alvo do que a neve.
Faze-me ouvir júbilo e alegria, e os ossos que foram humilhados se alegrarão.
Desvia a tua face dos meus pecados, e colocar para fora todas as minhas iniquidades..
Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova um espírito recto
dentro de minhas entranhas.
Não me lançou não fora da tua presença, e tomar Espírito Santo não te de mim.
Restitui-me a alegria da tua salvação, e reforçar o seu espírito em mim.
Vou ensinar os caminhos teus injustas, e os ímpios se converterão a ti.
Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação,
e a minha língua exaltar a tua justiça.
Ó Senhor, tu abrir meus lábios, e minha boca anunciará os teus louvores.
Pois se tu tivesses sacrifício desejado, eu teria dado que: com holocaustos:
Eu não ficará encantado.
Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; um coração contrito e humilhado,
ó Deus, tu não desprezar.
Reparta favoravelmente, ó Senhor, a tua boa vontade a Sião:
edifica os muros de Jerusalém.
Então te aceitar o sacrifício de justiça, oblações e das ofertas queimadas;
então serão oferecidos novilhos sobre o teu altar



O seu autor teve como fonte inspiradora um dos Salmos penitenciais de súplica a Deus e tem, portanto, como intenção o arrependimento, crendo-se que na sua parte final o salmista foi influenciado pelos tempos vividos no exílio da Babilónia.
Como certo, sabe-se que o  Miserere mei Deus, é uma versão musicada do Salmo 51 (50) que no Saltério é assim descrito:

1Ao director do coro. Salmo de David.
2Quando o profeta Natan foi ao seu encontro,
depois do adultério com Betsabé.

3Tem compaixão de mim, ó Deus, pela tua bondade;
pela tua grande misericórdia, apaga o meu pecado.
4Lava-me de toda a iniquidade;
purifica-me dos meus delitos.
5Reconheço as minhas culpas
e tenho sempre diante de mim os meus pecados.
6Contra ti pequei, só contra ti,
fiz o mal diante dos teus olhos;
por isso é justa a tua sentença
e recto o teu julgamento.
7Eis que nasci na culpa
e a minha mãe concebeu-me em pecado.
8Tu aprecias a verdade no íntimo do ser
e ensinas-me a sabedoria no íntimo da alma.
9Purifica-me com o hissope e ficarei puro,
lava-me e ficarei mais branco do que a neve.
10Faz-me ouvir palavras de gozo e alegria
e exultem estes ossos que trituraste.
11Desvia o teu rosto dos meus pecados
e apaga todas as minhas culpas.
12Cria em mim, ó Deus, um coração puro;
renova e dá firmeza ao meu espírito.
13Não me afastes da tua presença,
nem me prives do teu santo espírito!
14Dá-me de novo a alegria da tua salvação
e sustenta-me com um espírito generoso.
15Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos
e os pecadores hão-de voltar para ti.
16Ó Deus, meu salvador, livra-me do crime de sangue,
e a minha língua anunciará a tua justiça.
17Abre, Senhor, os meus lábios,
para que a minha boca possa anunciar o teu louvor.
18Não te comprazes nos sacrifícios
nem te agrada qualquer holocausto que eu te ofereça.
19O sacrifício agradável a Deus é o espírito contrito;
ó Deus, não desprezes um coração contrito e arrependido.
20Pela tua bondade, trata bem a Sião;
reconstrói os muros de Jerusalém.
21Então aceitarás com agrado os sacrifícios devidos,
os holocaustos e as ofertas;
então serão oferecidos novilhos no teu altar.



Sem comentários:

Enviar um comentário