Pesquisar neste blogue

terça-feira, 26 de maio de 2015

O sinal eucarístico da pequena gota de água...



http://bompastormarctelltj.blogspot.pt 
(com a devida vénia)


Certamente, já algum dia nos perguntamos porque razão o sacerdote - ou quem o acolita - na preparação dos dons levados ao Altar, coloca, apenas, uma gota de água no cálice onde em primeiro lugar já se vazou o vinho pela altura da Liturgia eucarística que acontece em cada Eucaristia.

O que então assistimos é à acção do celebrante que toma em suas mãos os mesmos elementos que Jesus tomou na Última Ceia, frutos da terra e do trabalho do homem, repetindo o gesto e fazendo com isso o grande Sinal da presença viva de Jesus Cristo, naquele que é o momento mais sublime pela transformação do pão e do vinho no Corpo e Sangue de Jesus Cristo e, onde, a pequena gota de água é o sinal eucarístico que representa toda a Humanidade, ínfima e pecadora diante da grandeza de Deus representada no vinho vazado no cálice, tendo a pequena gota misturada no vinho adquirido as suas características, pretendendo-se com esse sinal que toda a Humanidade seja transformada pelo sacrifício de Jesus, unindo-se no vinho ao seu próprio Sangue, tal como Ele disse aos seus Apóstolos na Última Ceia.
  • Tomai e bebei, isto é o meu Sangue.
 Assim nós e toda natureza humana passa a fazer parte do Sacrifício do Senhor, sendo convidada a "diluir-se" na divindade de Jesus Cristo.

Sobre o sinal eucarístico da gota de água vem a propósito lembrar uma poesia de D. Helder da Câmara que vale a pena reter:


VOCAÇÃO

Da galheta cheia
Uma só gota
Foi chamada a participar
Da oferenda Divina.

Por que não outra?
Não vemos nada.
Não sabemos nada.

Comove-me a placidez
da água restante,
Que logo a seguir lavou
Humilde e feliz
As minhas mãos de pecador.


Sem comentários:

Enviar um comentário