Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Sábios e Sabichões!



O secretário-geral do PS António Costa apelidou na passada quarta-feira, dia 18 de Fevereiro, como  "sábias", as críticas do presidente da Comissão Europeia à "troika", fazendo votos para que representem uma oportunidade para os Governos travarem o caminho para o "precipício".

Faz impressão como este senhor que fez parte de um Governo que nos levou à beira do precipício em Maio de 2011, venha agora dizer que é preciso que os Governos - incluindo o nosso - travem o caminho do precipício.

Ficamos a saber que Jean-Claude Juncker é um "sábio" que a tradução literal significa: saber muito  ou que, age com prudência, o que não aconteceu quando foi Presidente do "Eurogrupo" - por não ter achado indigno o papel que a "troika" desempenava junto dos Países resgatados  e também, ficamos a saber que António Costa é um "sabichão" ou seja, aquele "que julga muito saber" e permitiu que que o PS com José Sócrates ao leme quase tivesse metido Portugal no fundo.

Ao contrário, penso que "sábios" são todos aqueles que não agem em cima dos acontecimentos, mas os prevêem, com a sagacidade que o seu saber lhes dá e "sabichões" os que em cima de um acontecimento inaudito o cavalgam para gerir a sua imagem, julgando-se "muito sábios"... quando são, apenas, "espertos" à moda portuguesa.

Sábios são os homens de Estado.
Sabichões... são todos os outros!

Sem comentários:

Enviar um comentário