Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 13 de maio de 2016

"Se eu fosse um padre" - Um poema de Mário Quintana


 

SE EU FOSSE UM PADRE


 Se eu fosse um padre, eu, nos meus sermões,
 não falaria em Deus nem no Pecado
 - muito menos no Anjo Rebelado
 e os encantos das suas seduções.

 Não citaria santos e profetas:
 nada das suas celestiais promessas
 ou das suas terríveis maldições...
 Se eu fosse um padre eu citaria os poetas.

 Rezaria seus versos, os mais belos
 desses que desde a infância me embalaram
 e quem me dera que alguns fossem meus!

Porque a poesia purifica a alma
 ... a um belo poema - ainda que de Deus se aparte -
 um belo poema sempre leva a Deus!

Mário Quintana
Poesias - 1

Além de poeta, Mário Quintana foi um pensador e como tal, este poema é um pensamento em que, a sua fina sensibilidade artística toda ela é um cântico à fina flor da Poesia, que pode até não falar de Deus, nem do Anjo Rebelado, mas é pela sua beleza, como esta, algo que leva o homem a Deus, a quem ele rezava fora dos compêndios doutrinais, mas em versos - os mais belos - daqueles que lhe embalaram os seus primeiros tempos de menino, não tendo qualquer rebuço de dizer que a poesia purifica a alma... mesmo quando, como ele diz noutro pensamento poético:

 Se as coisas são inatingíveis... ora!
 Não é motivo para não querê-las...
 Que tristes os caminhos, se não fora
 A presença distante das estrelas!

Eis aqui, na presença distante das estrelas, o mesmo sentido da sua reza a Deus, em que a subtileza da forma e a ideia do divino continua presente, porque ele sabia que um belo poema, mesmo sem citações de profetas e das suas celestiais promessas encaminham o homem - mesmo sem ser padre -  para a distância das estrelas, onde está a morada de Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário