Choramos ao nascer porque chegamos a este imenso cenário de
dementes. (Shakespeare)
........................................................................................................................
A todo o homem de cultura - ou não - compete-lhe tirar do tempo que lhe é dado viver a sua conclusão e, hoje, apesar de tudo ser diferente, a frase de Shakespeare se olharmos e meditarmos no que vemos à nossa volta, parece que podemos tirar a mesma conclusão, porque vivemos no meio de uma quase demência universal.
Mas volvamos a nossa atenção para o "cenário de dementes" que no tempo que lhe foi dado viver (1564-1616) Shakespeare encontrou:
- O reinado de Isabel I (1558-1603) ameaçada dentro e fora do reino, onde não faltaram os conflitos religiosos entre católicos, calvinistas e anglicanos.
- Execução de Maria Stuart (1587) uma fervorosa católica, prisioneira na própria Inglaterra onde viera buscar abrigo, apontada como a assassina de seu marido Lord Darnley.
- A excomunhão de Pio V.
- O ataque de Filipe II de Espanha com a sua "invencível armada". tendo como missão a ocupação da Inglaterra.
- O seu grupo de teatro - a Companhia Camerlengo - vê-se em trabalhos porque os seguidores do conde de Essex que pretendiam derrubar a rainha Isabel, onde envolvem a sua peça Ricardo II, só porque tratava da deposição de um rei.
- Malogro do intento e assassinato do conde de Essex.
- Nova tentativa do derrube do regime através da "conspiração da pólvora" liderados pelo católico Robert Catesby, que tentaram fazer explodir o Parlamento.
- Na Inglaterra, do seu tempo, grande parte da aristocracia feudal tinha sido dizimada na "Guerra das Duas Rosas" (1455-1485) e os efeitos tiveram repercussão no seu tempo.
- Rotura da monarquia inglesa em 1534 com a Igreja Católica, pelo rei Henrique VIII, lançando as bases do anglicanismo, contra a crença de sua família e, que se saiba, o teria incomodado na sua conduta espiritual.
- Supressão de todos os mosteiros e suas propriedades vendidas à nobreza e à burguesia.
.......................................................................................................
Se, como se pode aquilatar o tempo de Shakespeare não tendo sido pacífico, de algum modo tê-lo-ia levado a dizer a máxima que reproduzimos, mas não deixa de ser irónico que nos tempos que é dado viver, historicamente diferentes, mas com afinidades no que concerne aos comportamentos humanos, pelo que, ainda hoje, andamos à procura da terra onde corre leite e mel, como é descrito pela Bíblia na partida do povo hebreu nos tempos da caminhada do Êxodo (33, 3).
Nem o povo hebreu a encontrou, nem nós, porque com as nossas malfeitorias humanas continuam a dar razão a Shakespeare:
Nem o povo hebreu a encontrou, nem nós, porque com as nossas malfeitorias humanas continuam a dar razão a Shakespeare:
Choramos ao nascer porque chegamos a este imenso cenário de
dementes.
Sem comentários:
Enviar um comentário