Pesquisar neste blogue

domingo, 29 de maio de 2016

IX Domingo do Tempo Comum - 29 de Maio de 2016 (Ano C)



Epístola de São Paulo aos Gálatas 
(1, 1-2. 6-10)


Irmãos: Paulo, apóstolo, não da parte dos homens, nem por intermédio de um homem, mas por mandato de Jesus Cristo e de Deus Pai que O ressuscitou dos mortos, e todos os irmãos que estão comigo, às Igrejas da Galácia: Surpreende-me que tão depressa tenhais abandonado Aquele que vos chamou pela graça de Cristo, para passar a outro evangelho. Não que haja outro evangelho; mas há pessoas que vos perturbam e pretendem mudar o Evangelho de Cristo. Mas se alguém – ainda que fosse eu próprio ou um Anjo do Céu – vos anunciar um evangelho diferente daquele que nós vos anunciamos, seja anátema. Como já vo-lo dissemos, volto a dizê-lo: Se alguém vos anunciar um evangelho diferente daquele que recebestes, seja anátema. Estarei eu agora a captar o favor dos homens ou o de Deus? Acaso procuro agradar aos homens? Se eu ainda pretendesse agradar aos homens, não seria servo de Cristo.

.....................................................................................

Não é por acaso que se diz que "a Igreja é mãe e mestra", pois como se pode inferir da leitura deste Domingo, S. Paulo - o mais lídimo convertido à pregação de Jesus - ao dirigir-se aos habitantes da Galácia - uma província romana que ocupava a parte central do que agora conhecemos com Ásia Menor, também conhecida como Anatólia onde se situa a parte asiática da Turquia - recomendava-lhes que não se deixassem corromper por um evangelho diferente daquele que nós vos anunciamos, o que propunha àquela antigo povo escravizado pelos romanos, é que se mantivessem atentos à Verdade revelada.

Infelizmente, a Galácia do tempo do Apóstolo, concluímos pelas suas palavras, era um povo suceptível à aceitação de outros evangelhos, tal como hoje acontece em muitas partes do Mundo que não estando já sob a escravidão social do Império de Roma, vivem escravizados por falsos profetas que lhes apregoam evangelhos falsos, com a agravante de lhe extorquir os dízimos, o que não acontece, no tempo actual com a verdadeira Igreja que prega aos homens o único Evangelho válido, precisamente, aquele de que falou S. Paulo aos habitantes da Galácia.

Sem comentários:

Enviar um comentário