Pesquisar neste blogue

domingo, 8 de maio de 2016

"ABDICAÇÃO" - Um soneto de Fernando Pessoa



ABDICAÇÃO

Toma-me, ó noite eterna, nos teus braços
E chama-me teu filho... eu sou um rei
que voluntariamente abandonei
O meu trono de sonhos e cansaços.

Minha espada, pesada a braços lassos,
Em mão viris e calmas entreguei;
E meu ceptro e coroa - eu os deixei
Na antecâmara, feitos em pedaços.

Minha cota de malha, tão inútil,
Minhas esporas de um tinir tão fútil,
Deixei-as pela fria escadaria.

Despi a realeza, corpo e alma,
E regressei à noite antiga e calma
Como a paisagem ao morrer do dia.

1913
.........................................................................................................................

Lê-se e volta-se a ler Fernando Pessoa, uma, duas e não sei quantas vezes mais e o que fica da leitura é a beleza "escultórica" do verso que se encaixa em cada estrofe como se cada um fosse as telhas de um telhado harmonioso, que defende a sua poesia do mesmo modo como este o defende das tempestades, porque a poesia de Fernando Pessoa tem no fecho de cada ideia a beleza simples mas composta do seu pensamento que não deixa entrar dúvidas de interpretação.

O soneto "Abdicação" é um retrato fiel do rei que ele foi e que, no seu tempo, como não raro acontece com os grandes vultos da História, não lhe deu o reinado que ele merecia, tendo este e com todo o direito - mas a destempo - ter-lhe sido outorgado após a noite que caiu sobre a sua vida, o que prova que hã-de haver sempre os que preenchem inteiramente e com todo o brilho um verso imorredoiro de LuÍs da Camões, quando nos fala dos que por obras valorosas / se vão da lei da morte libertando.

Sem comentários:

Enviar um comentário