Pesquisar neste blogue

domingo, 24 de dezembro de 2017

Primícias - Um poema de D. Hélder da Câmara


PRIMÍCIAS
(Oferendas a Nossa Senhora)

Nossa Senhora das Rosas,
eu te ofereço
o primeiro botão
de minha roseira adolescente.
- É belo e discreto
como um sorriso
em lábios amáveis e tímidos…

Nossa Senhora de Belém,
cercada de pastorinhos,
envolvida por ovelhas,
se eu te der mais uma
- a primeira nascida de Confiança,
ovelha que Deus me deu –
terás braços para recebê-la,
sorriso com que saudá-la?

Nossa Senhora da Bela Oferenda,
meu trigal amadureceu ao sol da Graça
e eu te fiz com as próprias mãos
uma Hóstia sem mancha…
Na vinha de que sou guarda
e que pertence a Deus
rebentaram as primeiras uvas
que esmaguei no meu lugar
p’ra ter vinho do Senhor.

Nossa Senhora das Primícias,
recebe o primeiro vinho,
o primeiro trigo,
a primeira ovelha,
a primeira flor!

D. Helder da Câmara
in, Livro “Nossa Senhora no Meu Caminho”


Nossa Senhora das Rosas, é assim que começa este poema que o celebrado Bispo brasileiro, dando à Mãe de Jesus um novo NOME, por caberem nela todas as invocações marianas pela razão sublime de ter ofertado à Humanidade as primícias do seu Fruto - JESUS CRISTO - a quem, depois, D.Hélder da Câmara, num êxtase chama Nossa Senhora da Bela Oferenda, esta OFERENDA que vamos celebrar amanhã, dia do seu nascimento.

É a essa Mãe sublime, Nossa Senhora das Rosas ou Nossa Senhora da Bela Oferenda, ou, ainda, Nossa Senhora das Primícias, que neste Natal não deixará de estar presente pelo oferecimento que nos deu, como diz o feliz autor deste poema de Amor, o primeiro trigo, a primeira ovelha,, a primeira flor.

Tudo dádivas que nem sempre agradecemos!

Sem comentários:

Enviar um comentário