Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

E, no entanto, Jesus Cristo "vai varando a História"!

´
in, Capa do  Livro "Jesus Cristo e os Filósofos"
............................................................................................

A abrir a "Introdução" do Livro, o seu autor P. Cantera tece estes considerandos oportunos, em cuja mensagem está, em pleno - e em poucas mas asisadas palavras - o retrato divino do Homem que era Deus e viveu para lá de dois milénios, continuando vivo na memória das gerações que se vão sucedendo, por ser uma Luz sem ocaso.

Diz assim, o autor:Ei-lO que surge no fundo escuro ou luminoso de cada século. A sua figura extralimita-se. Invade todas as épocas. Impossível apagá-lO da memória do mundo. Quando pensam os inimigos que o Cristo embuçou-se nas trevas do mais profundo esquecimento, ei-lO que reponta nos cimos da história. 

Ele impressiona tão vivamente a humanidade, diz Schweitzer, que apenas os títulos dos livros escritos sobre sua pessoa bastariam para encher um grande volume. Mas a humanidade de cada centúria histórica, quando se afasta da luz da revelação, retraça o seu Cristo naquele sentido projetivo de que fala Feuerbach. 

Esboça os contornos de sua imagem com as agitações do próprio coração. É um desejo profundo de ver realizado num tipo real todos os sonhos de perfeição, diz o autor de «L´essence du Christianisme», que leva o homem a criar a existência de Deus. Tal o seu ousado materialismo. Quanto à figura do Mestre Divino, é antes o desejo de arrancar da história a sua imagem importuna para os maus, que desfigura a sua realidade. 

Racionalistas, estetas, liberais, psiquiatras, miticistas, judeus, teósofos ou protestantes, ei-los no afã de criar o seu Cristo, como se fora uma projeção da sua própria mentalidade. O naturalismo impulsionou todas essas falsas concepções. A verdade, porém, é que Jesus domina de um modo tão formidável que o homem d’Ele não se liberta jamais. Reduzam-nO a um simples homem ou a um mito, não importa! Ele vai varando a história!
................................................................................

Jesus Cristo cujo nascimento, não tarda vamos, celebrar foi e será para sempre uma figura que vai ultrapassar todos os Feuerbach's deste mundo e mais os que se lhe seguiram pela senda do ateísmo militante que desde ele tem levado todos os homens que querem viver a fé em Deus a confrontarem-se com aquele tipo de ateísmo que de compraz em negar Deus para afirmar o homem.

E, no entanto, Jesus Cristo vai varando a História!

Sem comentários:

Enviar um comentário