Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Com "punhos de renda"...


http://www.sapo.pt/ de 4 de Dezembro de 2017~
..................................................................................................

Com "punhos de renda" o Investigador do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais, veio dizer - que no capítulo nº 6 do seu Relatório - que o Estado não quer tornar público em geral, lamenta que sobre o capítulo "censurado" não se "está a esconder conclusões", mas admite "que exista matéria para responsabilizar o Estado"

Com "punhos de renda", é verdade, mas o Investigador Xavier Viegas põe o "dedo na ferida", na certeza que ela continua a doer e muito a quem se viu privado pela morte violenta de familiares ou viu, destruídos bens de uma vida de trabalho.

Com "punhos de renda" é assim, também que se dizem as grandes verdades... e esta, certamente, é uma delas, porquanto o Estado falhou, a começar com o SIRESP - uma Parceria Público Privada (PPP) - cujo contrato definitivo após renegociação levada a cabo por António Costa no primeiro governo de José Sócrates, onde foi Ministro da Administração Interna - um eufemismo para designar o antigo Ministério do Interior, um nome bem mais simples - por 485 milhões de euros, que afinal se mostrou incompetente par acudir às comunicações que falharam em Junho, no incêndio de Pedrógão Grande.

Com "punhos de renda" ... eu faço o mesmo, mas no meu íntimo eu culpo o Estado por ter dado por finda - a fase Charlie, embora cumprindo o contrato - em 1 de Outubro, tendo deixado à míngua de cuidados assistenciais de pessoas e meios de combate, os incêndios de 15 e 16 de Outubro em Pampilhosa da Serra e outros municípios do interior de Portugal e, até, sem ter cuidado do Pinhal de Leiria, pertença do próprio Estado.

Sem comentários:

Enviar um comentário