Pesquisar neste blogue

sábado, 16 de dezembro de 2017

"Grande Senhor. Ó poderoso rei" - Ária do "O Oratório de Natal" de J. S. Bach


UM BELO CONCERTO DE NATAL 


GROSSE HERR (GRANDE SENHOR)-do Oratório de Natal - Bach

Grande Senhor, ó poderoso Rei
Amável Salvador, ó quão pouco
Considerais os esplendores da Terra.
Ele que mantém todo o mundo
E criou a sua Glória e Ornamentos
Tem de dormir num berço duro.

(Do guião que acompanhou o Concerto de Natal) 

Adoração dos Magos, de Domingos Sequeira
................................................................................................

Tive a graça de ter assistido, ontem à noite, na Aula Magna a um Concerto de Natal promovido pela "Associação de Antigos Alunos da Universidade de Lisboa", tendo este evento tido como executantes de metais a "Orquestra Académica da Universidade de Lisboa" e de vozes, o "Coro de Câmara do Instituto Gregoriano de Lisboa", o "Coro Essence Voices" e "Coro da Universidade de Lisboa".

Do feliz acontecimento melómano, ressalto a Ária "Grande Senhor. Ó poderoso rei" de J.S.Bach em que o compositor - como diz o guião - transformou uma seccão numa canção emocional de exaltação sobre Jesus, correspondendo esta peça musical a uma pequena parte do conjunto das seis cantatas que Bach compôs para celebrar o Natal, com começo no Dia de Natal e terminando na Epifania,


Orquestra e Coros

Este "Grande Senhor. Ó poderoso rei", como é exaltado nesta Ária teve de dormir num berço duro, por não haver outro em Belém, onde nasceu, mas tal facto estava de acordo com o "Rei" que ele era, efectivamente, porque não era deste Mundo, cujas honras sempre dispensou, e logo, nunca considerou os esplendores da Terra, porque o seu reinado - embora Ele fosse Rei, como havia de dizer um dia a Pôncio Pilatos - era-o, de facto, mas do Céu de que fora enviado.



O momento ontem vivido foi de uma grande paz espiritual, a que acresceu o facto de entre os executantes da "Orquestra Académica da Universidade de Lisboa" estar o meu neto João, em cujo arco do seu instrumento musical, eu li, distinto e muito belo o encanto melómano que desde muito novo tomou conta dele, a que junta - e com proveito académico - a sua acção estudantil.

Sem comentários:

Enviar um comentário