Pesquisar neste blogue

sábado, 23 de dezembro de 2017

E tudo começou por Abraão ter deixado a cidade de Ur dos Caldeus...


in, nº 576 da revista "O Occidente" de 25 de Dezembro de 1894 
(fac-símile parcial da 1ª página que ab re com a notícia dedicada ao Natal)
..............................................................................

Permite-me a minha idade - penso eu - andar à procura nas minhas velharias de coisas destas em que, num tempo que não tinha a modernidade que hoje - e ainda bem - possibilita meios melhores à Imprensa que se publica, ainda assim, os artistas e colunistas davam o brilho necessário ao Dia de Natal.
Naquele recuado tempo, como se pode aquilatar pelo excerto que publico havia, efectivamente, um cuidado extremo e até um amor que enchia as publicações, como esta, de dar ao Natal o ênfase que ele merecia e continua a merecer, por ser uma época em que o Mistério do nascimento de Jesus, marca na História da Humanidade o Sinal Maior de um Tempo Novo.

Penso eu, que a Humanidade, no seu conjunto de seres pensantes, precisa. ainda, de mais alguns séculos para entender o que aconteceu na cidade de Belém profetizada para o nascimento de Jesus, cerca de oito séculos antes por Miqueias no cap. nº 5 do seu Livro, e digo isto porque, por demais, ao longo de 2017 anos temos andado algo afastados daquele momento único e irrepetível que começou a gerar-se nos tempos em que Abraão deixou a sua terra de Ur dos Caldeus na foz do rio Eufrates.


Bem sei, que dito assim, só com muita fé se pode admitir que o velho patriarca se tenha disposto com sua família a percorrer tão longo caminho à procura de Canaã, a denominação que então se dava à região correspondente à área do actual Estado de Israel, da Faixa de Gaza e da Cisjordânia.

Vale a pena por este tempo pensar nisto e andar para trás na História do Tempo, possivelmente mais de 4.000 anos e perceber que este Natal de 2017 teve a sua génese nos aspectos espirituais num Tempo de que nada sabemos por pertencerem à esfera da divindade de Deus, mas nos dão a certeza de terem começado a gizar-se na Humanidade cognitiva quando Abraão resolveu ir ao encontro do chamamento de Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário