Pesquisar neste blogue

sábado, 15 de outubro de 2016

Sabedoria do Mundo: - Não critique!




Não critique!
A crítica fere e ninguém gosta
de ser ferido.
Se vir algo errado, fale com amor
e carinho procurando ajudar.
Mas, sobretudo procure corrigir
os outros através de seu próprio
exemplo.

"É preferível morrer na estrada
de um ideal muito alto,
do que  não partir,
ou tomar o caminho de um ideal
pequeno e falso!"

Segundo os psicólogos
e a experiência do dia a dia,
os motivos de alegria
costumam ser três:
O primeiro de todos é saber-se
amado por quem amamos.
O segundo, confiança no êxito
dos nossos empreendimentos.
O terceiro, satisfação pelo
dever cumprindo.

Autor Desconhecido
..................................................................................................

Sempre que me chega uma joia literária que por baixo assina: "autor desconhecido" a minha primeira reacção é uma reflexão sobre o temo fulcral da leitura e dos seus ensinamentos humanos, aonde chega, imperceptível, a mão do divino e, depois, rezar por palavras minhas - que é a melhor oração que faço - um agradecimento a Deus por aquele ou aquela que teve o dom de deixar desconhecido a sua "Sabedoria do Mundo" e, depois, ligar-me nessa oração à alma que me encantou com as suas palavras certas, num Mundo desacertado como aquele que temos.

Sei que terminei a minha reflexão com o meu pensamento em cima dos três motivos finais que são aconselhados, todos eles necessários à nossa felicidade humana e social, mas o meu olhar e pensamento final foi para o último. Pela "dever cumprido", neste tempo egoísta em que se houve falar mais de direitos que devem ser satisfeitos do que, ter cada um, como norma de vida o sentido do dever, que é algo que cada devia começar por dever a si mesmo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário