Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Coisas - indesculpáveis - da I República

in, Wikipedia

Não satisfeitos os republicanos com a morte que levaram a cabo do rei D. Carlos e de seu filho o Príncipe Luís Filipe em 1908, dez anos depois, no dia 14 de Dezembro de 1918, em plena Estação do Rossio, Sidónio Pais - o 4º Presidente da República - foi alvejado a tiro à vista de seu irmão e filho, quando se preparava para visitar a cidade do Porto, tendo morrido, era quase meia-noite, a caminho do Hospital de S. José.

É por isso que a I República teve de cair - sem honra nem glória -  porque esteve à mercê de braços longos que a mando de poderes que se escondiam na sombra mataram cruelmente e é por isso, que quando ouço ou vejo dar vivas à República, sinto naúseas, desinteresse e passo adiante, sem contudo deixar no mais fundo do meu íntimo uma reprovação pelos homens que ajudaram a cometer tais crimes, sendo que esta minha reprovação é mais funda para eles e muito menos para os que, mandados, executaram estas mortes.

Como não tarda aí este aniversário trágico, transcrevo ipsis-verbis a notícia então veiculada pela Revista PELA GREI de que foi director António Sérgio, esse homem impoluto em cuja raiz me sinto socialmente irmanado.
.....................................................................................................

Estava impressa a ultima folha deste caderno da Pela Grei quando mataram o Presidente, - vítima da incultura de uma Nação; vítima dos erros e dos vícios que temos apontado nestas páginas.

Todos colaboraram para perder um homem que revelou qualidades excepcionais: os honestos não-politicos, porque lhe não deram (inertes, ignorantes, ou faltos de carácter) uma força e uma orientação precisa para uma grande obra nacional; muitos dos conservadores, que o enredaram; muitos dos seus partidarios, que o comprometeram; e finalmente os seus inimigos, que lhe deram a morte.

Por isso os assassinos, apontando-lhe as balas ao coração, aureolaram-no mártir de uma sociedade bárbara ; e assim a fortuna, não lhe concedendo preparação maior para os problemas da sociedade, nem colaboradores altura do seu esforço, fez do Dr. Sidónio Pais menor estadista do que poderia ter sido; mas restituiu-lhe tanto como lhe tirou, escolhendo-o para a glória de vítima simbólica dos erros e vícios de todos nós.

A todos nos incumbe reparar o crime - que é de todos- não deixando inútil o seu sacrifício. “e Salvem a Pátria”, exclamou ao morrer; e conta-se que já dissera a muitos seus amigos que se nada conseguisse pela sua vontade lhe restava servir-nos com a sua morte.

Parecia-lhe impossível, decerto, que nem mesmo assim a consciência da Grei acordasse na elite de Portugal. Os factos favorecem o seu desígnio; e os homens? Serão mais inconscientes do o que próprio acaso ? O povo português, na comoção evidente que o trabalha hoje, tem a intuição confusa de uma verdade, de uma aspiração, de um destino, que a elite, como de costume, não está sabendo interpretar: a intuição de que o sacrifício deste homem deve representar alguma coisa, e de que a morte, nas circunstâncias em que esta se deu, há-de terem ·si uma significação de Vida.

Aprender tal significação é exprimir a essência desta figura histórica e a verdadeira maneira de a comemorar, - transformando num plano e numa vontade lúcida, numa consciência perfeita dos nossos perigos e no entendimento indispensável para a salvação comum, aquilo que não passou até hoje, na maioria dos admiradores do Presidente morto, de um entusiasmo idólatras superficial que lhe deu a palma do martírio, privando-o do triunfo da realização .

in, nº 5 da Revista PELA GREI (1918)

Sem comentários:

Enviar um comentário