Pesquisar neste blogue

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Faz hoje anos - Tomada da cidade Lisboa, com a conquista do Castelo de S. Jorge


Faz hoje 869 anos que a cidade de Lisboa foi tomada aos mouros com a entrada triunfante das tropas de D. Afonso Henriques no bastião mais forte da cidade: o Castelo de S. Jorge e cujo acontecimento, de tão importante não escapou à epopeia poética que Luís de Camões imortalizou nesse Livro Único que ele intitulou: "OS LUSÍADAS", dando conta da força dura mourisca que já havia conquistado tantas cidades, interrogando-se sobre o poderio, que afinal veio a soçobrar ao poder da força dura do nosso primeiro rei.


"Que cidade tão forte por ventura 
Haverá que resista, se Lisboa
Não pôde resistir à força dura 
Da gente, cuja fama tanto voa?  
Já lhe obedece toda a Estremadura, 
Óbidos, Alenquer, por onde soa
O tom das frescas águas, entre as pedras,
Que murmurando lava, e Torres Vedras.

in, “Os Lusíadas”
Canto III – estrofe 61


Manda a verdade dizer que D. Afonso Henriques contou com os Cruzados provindos de Dartmouth, Inglaterra, constituídos por normandos, inglese, escoceses germanos, cuja armada depois de ter arribado ao Porto rumou para o sul, por terra e mar, tendo os nautas penetrado no estuário do rio Tejo em junho de 1147 e tendo acampado no lugar a que hoje chamamos a Baixa de Lisboa

A Tomada de Lisboa
in, "Quadros Históricos de Portugal" de António Feliciano de Castilho

O facto é bem conhecido.
No dia 25 de Outubro de 1147, Martim Moniz morre esmagado contra as portas da entrada no Castelo de S. Jorge, e varado pela lanças mouriscas, dando aso com a sua heroicidade, que de portas abertas o tropel das tropas que haviam feito e cerco à cidade, tendo subido a colina entrassem no Castelo e o tomassem para a Coroa de Portugal.

O cerco a Lisboa
Tela de Roque Gameiro

Entrada solene na cidade ( 25 de Outubro )

Aberta, pois, a porta e dada autorização de entrarem, os colonienses e os flamengos, concebendo um astucioso ardil, solicitam aos nossos que seja deles a honra de serem os primeiros a entrar. Dada, pois, a anuência para tal efeito e chegada a ocasião, fazem entrada mais de duzentos com os que anteriormente haviam sido designados, fora outros que se tinham intrometido pela brecha da muralha que ficava à sua mercê da parte em que se encontravam, enquanto ninguém dos nossos, que não fosse dos designados, presumira proceder à entrada. 20  

À frente, pois, ia o arcebispo e os outros bispos com a bandeira da Cruz do Senhor e a seguir entram os nossos chefes juntamente com o rei e os que para este efeito tinham sido escolhidos.   

Oh! Quanta não foi a alegria de todos! Oh! Quanta não foi a honra especial que todos sentiam! Oh! Quantas não foram as lágrimas que afluíam em testemunho de alegria e de piedade, quando todos viram colocar no mais alto da fortaleza o estandarte da Cruz salvífica em sinal de sujeição da cidade, para louvor e glória de Deus e da santíssima Virgem Maria. O arcebispo e os bispos com o clero e todos os outros, não sem lágrimas de júbilo, cantavam o Te Deum laudamus com o Asperges me e orações de devoção.   

Entretanto, o rei dá a volta a pé pelas muralhas do castelo cimeiro

in, "O Portal da História"

Sem comentários:

Enviar um comentário