Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Presságio - Um soneto de Domitila de Carvalho


fac-simile do soneto "Pressagio" publicado pela Revista "O Occidente" 
nº 1262 de 20 de Janeiro de 1914
..................................................................................................................................

A poetisa, que foi médica, professora e política, Domitila de Carvalho é, hoje, um nome apagado na cena das figuras femininas de Portugal, por ter sido alguém que apadrinhou, sendo monárquica - o Estado Novo - de pouco lhe valendo ter sido a primeira mulher portuguesa após a reforma universitária de 1772, a frequentar a Universidade de Coimbra, onde se matriculou em 1891, tendo-se licenciado em Matemática, Filosofia e Medicina.

Coube-lhe, ainda, a honra de ter sido a primeira professora de Matemática no então Liceu de D. Maria Pia, depois denominado por Sidónio Pais com o nome de Almeida Garrett em 1917 - e actual Liceu Maria Amália Vaz de Carvalho - esta ilustre senhora, para além das suas ocupações docentes, foi uma poetisa de elevados méritos e teve auras de educadora pelo interesse que sempre lhe mereceram as questões infantis, advogando o primado da família sobre o papel educativo das crianças.

Este soneto "Presagio" que se publica em "fac-simile" sendo de difícil leitura, tal como é apresentado, pelo seu cunho literário bem merece ser transcrito.
Aqui vai.
Vai pelo ar um sopro de agonia
No silêncio da tarde que esmorece.
E julgo ouvir, soluços numa prece
A abençoar a Extrema-unção do dia.

Cada nuvem que passa fugidia
Aos meus olhos medrosos aparece
Monstruoso fantasma que enegrece
A tristeza das coisas, doentia.

Em vão se perde o pensamento quando
Pensa em achar uma razão de ser
Da vida que me vai mortificando.

Em vão procura o meu olhar dorido
As sombras infindáveis do Não-ser
Nesse país do Além desconhecido.

Tinha Domitila de Carvalho  43 anos de idade quando escreveu este poema, onde perpassa, dorido, um sentimento de algum desencanto e se - presagio, que modernamente se diz - presságio - significa "adivinhar algo futuramente", há que ler e reter cada uma das palavras desta composição poética, onde aquela ilustre figura de mulher que nunca casou, mas tendo vivido 95 anos, parece, ter vivido na meia idade do seu ciclo de vida o drama da solidão "No silêncio da tarde que esmorece", parecendo que aquela tarde não era o declinar de mais um dia, mas o declinar de uma vida, onde, como ela diz, "Em vão se perde o pensamento quando / Pensa em achar uma razão de ser / Da vida que me vai mortificando".

Domitila de Carvalho, para além do que foi profissionalmente,  deixou.nos as seguintes obras:
  • Para o alto. Porto : [s.n.], 1957.
  • Maria Amália Vaz de Carvalho. Lisboa : [s.n.], 1930.
  • Versos. Coimbra : F. França Amado, 1909.
  • Terra de amores. Coimbra : Coimbra Ed., 1924.
  • Lição às alunas do Liceu de Garrett, no 30.º dia do falecimento do Sr. Dr. Sidónio Paes. Lisboa : Oficinas Gráficas Editoras, 1919.    (in, Wikipedia)
E é, ao fazer recair o nosso pensamento por esta proeminente figura de mulher, que olhando o tempo que passa - onde, apenas, têm lugar as que não viveram e sentiram o Estado Novo - que deploro, que as mulheres de Portugal, se esqueçam de Domitila de Carvalho, que no seu tempo foi vanguardista sobre a emancipação do sexo feminino, apenas porque Domitila sofre o ferrete de ter sido amiga da última Rainha de Portugal e, depois, admiradora da política de Sidónio Pais e ter embarcado com Salazar, mas mantendo a sua independência cultural relativamente à educação que antevia para o sexo feminino, com as suas palestras de higiene geral e de puericultura nos liceus e escolas do ensino secundário.

Em bem sei o tempo que vivemos... mas, também sei, que é o tempo em que se vive que marca a pessoa e as mulheres "modernas"  - e assim,  os homens deste tempo - não perdoam a Domitila ter-se batido pela afixação do Crucifixo nas Escolas Primárias... esquecendo-se que as criaturas - num dado tempo e lugar - em ordem à liberdade do pensamento que ninguém pode aprisionar, são livres de agir segundo as suas consciências.

Sem comentários:

Enviar um comentário